A propósito da canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, que hoje decorreu no Vaticano, em Roma, o cardeal português que é prefeito emérito da Congregação para a Causa dos Santos da Santa Sé recordou a ligação de João Paulo II ao culto de Maria e ao Santuário de Fátima.
As próximas celebrações do 13 de maio, referiu o cardeal, que assinalam todos os anos a data em que os três pastorinhos Jacinta, Lúcia e Francisco terão presenciado uma aparição mariana, podem ser uma oportunidade de agradecer ao papa agora tornado santo "o seu amor por Portugal e por Fátima".
"Espero sobretudo que em 2017 o papa Francisco vá a Fátima, ao centenário das aparições e se possa recordar assim mais profundamente e amplamente a relação entre o seu predecessor João Paulo II e a Cova da Iria", disse à Lusa Saraiva Martins.
"Não há nada de oficial, mas acho normal e natural. O centenário de um acontecimento tão importante para a igreja portuguesa e para a igreja universal seria uma ocasião ótima para que o papa se deslocasse a Fátima", acrescentou.
A 13 de maio de 2017 assinalam-se os 100 anos sobre a data em que Nossa Senhora de Fátima terá aparecido aos três pastorinhos, na Cova da Iria, um acontecimento celebrado desde então pela Igreja Católica como um milagre, e na origem de peregrinações anuais de milhões de devotos de todo o mundo.