Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

GfK repudia "tentativa injusta" de descredibilizar medição de audiências

Entidade que mede as audiências televisivas foi hoje alvo de buscas, mas garante que sempre cumpriu o seu papel com "imparcialidade e em estrito e rigoroso cumprimento dos princípios de ética".

GfK repudia "tentativa injusta" de descredibilizar medição de audiências
Notícias ao Minuto

18:34 - 11/10/22 por Notícias ao Minuto

País Audiências

A GfK, entidade que mede as audiências televisivas em Portugal, afirmou hoje que "repudia e lamenta a tentativa infundada e injusta de descredibilização do sistema de medição de audiências televisivas", num comunicado enviado às redações no dia em que as suas instalações estão a ser alvo de buscas pela Polícia Judiciária (PJ).

No documento, a GfK adianta que o propósito dessas suspeitas "será certamente apurado" e garante que a metodologia e a forma como conduz a medição "quer para a Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), quer para quaisquer outros clientes" obedece a critérios "de total rigor".

A entidade assegura mesmo que esses critérios foram estabelecidos "em conformidade com os procedimentos de controle de qualidade para serviços de medição de audiências e de acordo com as regras estabelecidas para a elaboração de estudos de mercado e com as diretrizes das associações de pesquisa de mercado e sociais, em obediência aos padrões da ESOMAR (Global Association for the data analytics, research and insights industry) e às diretrizes do GGTAM (Global Guidelines for Television Audience Measurement), bem como às normas e práticas em vigor definidas pela CAEM".

A empresa, que sublinha ser "líder global em dados e análises", assegura que "respeita escrupulosamente as obrigações contratuais convencionadas com a CAEM e respetivas especificações".

A GfK lembra ainda que "fornece informações para o consumidor e para o mercado há 85 anos, atuando sempre com idoneidade, imparcialidade e em estrito e rigoroso cumprimento dos princípios de ética, sem qualquer interesse conflituante com o negócio de media em Portugal, sendo merecedora de toda a confiança que lhe tem sido concedida".

Ainda sobre as diligências realizadas, esta manhã, por parte da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a suposta adulteração na medição das audiências televisivas, a GfK afirma que tem estado a colaborar com as autoridades, com o objetivo de "repor a verdade".

Recorde-se que, esta tarde, também a TVI já reagiu às notícias, prometendo empregar "todos os esforços para que quaisquer dúvidas sobre a fiabilidade dos processos de medição de audiências sejam rapidamente esclarecidas".

A estação de Queluz de Baixo garantiu ainda que tem "contribuído ativamente para a credibilidade e transparência do processo de medição de audiências", o que promete continuar a fazer.

Leia Também: TVI reage às buscas na GFK e fala em "credibilidade e transparência"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório