Meteorologia

  • 05 DEZEMBRO 2022
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 15º

Produção de energia renovável na Madeira vai atingir 50% em 2025

O governo da Madeira reafirmou, esta sexta-feira, que os investimentos previstos para o setor da energia ao abrigo do PRR, no valor de 69 milhões de euros, vão permitir que a região atinja 50% de produção de energia renovável em 2025.

Produção de energia renovável na Madeira vai atingir 50% em 2025
Notícias ao Minuto

15:57 - 07/10/22 por Lusa

País Madeira

"A Madeira fica com capacidade instalada de produzir energia a partir dos seus recursos naturais não poluentes, diminui a pegada ecológica e vamos a caminho da sustentabilidade", disse o chefe do executivo, Miguel Albuquerque, vincando que a meta é ultrapassar os 60% em 2030.

O governante falava durante uma visita à Central Hidroelétrica da Serra de Água, no concelho da Ribeira Brava, zona oeste da ilha, que hoje foi desativada, após 70 anos de funcionamento ininterrupto, para obras de remodelação, uma empreitada orçada em 15,38 milhões de euros, com prazo de execução de 18 meses.

"Vamos fazer a remodelação desta central, aumentando em cerca de 100% a sua capacidade de produção", disse Miguel Albuquerque, adiantando que se trata da maior obra financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no arquipélago no setor da energia.

O presidente do Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) sublinhou que a produção de energia hídrica, solar e eólica tem uma "importância crucial" para a região autónoma do ponto de vista estratégico, garantido a sustentabilidade ambiental e a redução da importação de combustíveis fósseis.

"O conjunto de investimentos [ao abrigo do PRR] vão fazer com que a capacidade de energia renovável instalada na Madeira para a produção de eletricidade passe dos 40% para os 50% em 2025 e para mais de 60% em 2030", reforçou.

A empreitada de remodelação da Central Hidroelétrica da Serra de Água, a cargo da Empresa de Eletricidade da Madeira, detida a 100% pelo Governo Regional, compreende a modernização dos equipamentos elétricos e mecânicos, a substituição da conduta forçada, a adaptação da câmara de carga e a reabilitação do património edificado.

A Central da Serra de Água foi a primeira hidroelétrica construída no arquipélago pela Comissão de Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira e foi inaugurada em 3 de maio de 1953, marcando o início do processo de eletrificação das zonas rurais, tendo produzido, nos seus quase 70 anos de atividade, cerca de 1.000 GWh de energia elétrica de origem renovável.

Leia Também: Energia. Costa, Scholz e Sánchez reúnem-se em Berlim na próxima semana

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório