Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Luís Dias interrompe greve de fome após visita de membro do Governo

Empresário agrícola esteve 30 dias sem ingerir alimentos, em protesto, junto ao Palácio de São Bento.

Luís Dias interrompe greve de fome após visita de membro do Governo

O empresário agrícola que esteve em greve de fome durante 30 dias em frente ao Palácio de São Bento interrompeu, esta sexta-feira, o protesto após receber uma visita do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Miguel Alves, e de este ter agendado uma reunião para a próxima segunda-feira.

Foi o próprio Luís Dias a partilhar a notícia na sua conta de Twitter.

Na publicação, o agricultor sublinha que o "compromisso pessoal" de Miguel Alves ainda não é "a solução do problema, mas é a garantia da possibilidade da mediação, que foi acordada em janeiro".

Ainda na mesma nota, Luís Dias afiança que "não se trata de reclamar dinheiro", mas sim de "uma solução" que o permita reerguer a vida.

Recorde-se que Luís Dias trava uma luta judicial com o Estado há vários meses. Em causa está o financiamento da reconstrução de uma quinta destruída por uma tempestade em Idanha-a-Nova, em 2017. O empresário acionou, na altura, o apoio para danos causados por catástrofes naturais. O ministério da Agricultura avaliou os mesmos e, dois anos depois, desbloqueou um apoio 140 mil euros, que até hoje o agricultor garante que ainda não recebeu.

Já o ministério da Agricultura garantiu que o apoio de 140 mil euros continua disponível, contudo, a legítima beneficiária, que é a companheira de negócio de Luís Dias, tem de submeter um pedido de pagamento instruído de acordo com os normativos nacionais e comunitários.

Durante esta última greve, em que esteve sem ingerir alimentos durante 30 dias, Luís Dias foi internado duas vezes.

Leia Também: Agricultor vs. Estado. 6 mil assinaram petição a pedir solução mediada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório