Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente da República visita a Irlanda a 18 de outubro

A Assembleia da República aprovou hoje a deslocação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à Irlanda entre os dias 18 e 21 de outubro para uma visita oficial.

Presidente da República visita a Irlanda a 18 de outubro
Notícias ao Minuto

13:25 - 07/10/22 por Lusa

País Marcelo Rebelo de Sousa

Esta deslocação foi aprovada com os votos a favor da maioria das bancadas parlamentares e dos deputados únicos do PAN e do Livre, à exceção do Chega, que se absteve. No final desta votação, o líder parlamentar do Chega anunciou a apresentação de uma declaração de voto.

Na carta enviada ao parlamento, o Presidente da República refere que "esta visita de Estado realiza-se na sequência do convite repetido, desde que visitou Portugal em 2015, do Presidente Michael Higgins, e esteve marcada para maio de 2020, tendo sido adiada devido à pandemia covid-19".

Marcelo Rebelo de Sousa aponta que esta "viagem tem como objetivos estreitar a relação com as autoridades irlandesas, num contexto europeu, tendo em conta a situação do pós-brexit e a relação com o Reino Unido, como como contactos com a comunidade portuguesa".

E salienta que "desde 2004 que um Presidente da República português não se deslocava a este país amigo e parceiro na União Europeia".

De acordo com a Constituição, o Presidente da República não pode ausentar-se do território nacional sem o assentimento da Assembleia da República.

Leia Também: Previsões são melhores que esperado, não são "maquilhagem política"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório