Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

MAI anuncia aumentos na PSP e GNR "na ordem dos 100 euros"

José Luís Carneiro realça que este é, "talvez, o maior aumento à entrada para a atividade".

MAI anuncia aumentos na PSP e GNR "na ordem dos 100 euros"
Notícias ao Minuto

10:43 - 07/10/22 por Notícias ao Minuto

País Aeroportos

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou, esta sexta-feira, dia 7 de outubro, que a proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2023 prevê aumentos na ordem dos 100 euros para os novos agentes da PSP e militares da GNR.

"Jovens que concorrem para a PSP e para a GNR vão ter boas surpresas com esta proposta do Orçamento e vão ter, talvez, o maior aumento à entrada para a atividade que alguma vez conheceram em termos proporcionais, ou seja, em relação ao que tem a ver com a estrutura remuneratória de base. Estamos mesmo em crer que as propostas que estão em cima da mesa apontam para aumentos na ordem dos 100 euros para os que entram na carreira, seja para a PSP seja para a GNR", garantiu o responsável do MAI, defendendo que os "esforços assumidos" estão "a ser cumpridos".

O governante falava aos jornalistas após a apresentação no Ministério da Administração Interna, em Lisboa, do plano de contingência que esteve em vigor nos postos de fronteira aérea dos aeroportos nacionais entre junho e setembro.

"Esforços tecnológicos" essenciais na "fluidez" do controlo de passageiros

De acordo com o governante só conjugando "esforços tecnológicos" e humanos é que se poderá "manter tempos reduzidos de controlo de passageiros", como é o caso da aplicação 'SEF Mobile' que, apesar de precisar de ser "melhorada", tem ajudado nessa tarefa nos últimos meses, nos aeroportos portugueses.

"A SEF Mobile permite fazer o controlo prévio, a montante, quando os cidadãos estrangeiros estão a sair dos respetivos aviões e a utilização desse instrumento, que pode ser melhorado, aliás, esse é o objetivo […], é uma oportunidade que devemos aproveitar para que, a montante, mesmo antes da chegada às respetivas boxes, possa haver um prévio screaming dos visitantes que nos procuram", sublinhou José Luís Carneiro.

O ministro afiançou ainda que, com este novo Plano do SEF, os aeroportos conseguiram "garantir fluidez" no controlo de passageiros, algo que o Governo quer continuar a garantir.

Recorde-se que a proposta do Governo para o Orçamento do Estado para 2023 vai ser entregue na Assembleia da República na próxima segunda-feira, dia 10 de outubro.

Leia Também: Porto. Britânicos têm novo posto de atendimento para cartão de residência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório