Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

O que têm os mais velhos a dizer aos mais novos? "Tenham juízo", e não só

Veja o vídeo gravado pela GNR no âmbito do Dia Internacional do Idoso, que se assinala este sábado.

O que têm os mais velhos a dizer aos mais novos? "Tenham juízo", e não só
Notícias ao Minuto

16:06 - 01/10/22 por Notícias ao Minuto

País Idosos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) assinalou, este sábado, o Dia Internacional do Idoso, que se comemora hoje.

Por forma a não deixar a data comemorativa passar em vão, os agentes da GNR de Évora gravaram um vídeo com alguns residentes alentejanos, e para além de lhes perguntarem o nome e idade, aproveitaram para lhes perguntarem qual o conselho que deixavam a quem os estivesse a ver. "Escutar os mais velhos" foi o conselho de Alípio, de 71 anos. Para além dos inquiridos escreverem também que "os mais novos" deviam ser "educados, honestos e boas pessoas" e que "rir é o mais importante", Zita, de 83 anos, deixou um conselho a pensar no futuro: "Trabalhar para ser alguém". António, com apenas menos um ano que Zita, pensa o mesmo: "Aprendam um profissão", adverte.

Mas não só a educação e o trabalho são importantes. Pelo menos é o que Adriano, de 74 anos, lembra: "Dar importância à família". Mas para os mais velhos, que já viveram várias vidas, não é só à família que se tem que dar importância, e Luciano, de 70 anos, lembra: "Conservar amigos" é também importante.

No fundo, tal como lembra Maria Teresa, de 77 anos: "Tenham juízo".

O Dia Internacional do Idoso é comemorado a 1 de outubro de cada ano. Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) votou para estabelecer 1 de outubro como o Dia Internacional dos Idosos. Esta data comemorativa foi assinalada pela primeira vez no ano seguinte, 1991.

Já este ano, o tema escolhido pela ONU foi a "Resiliência das pessoas idosas num mundo em mudança” e tem por objetivo sensibilizar a sociedade para os desafios do envelhecimento e a necessidade de cuidar e proteger a população mais idosa. 

Leia Também: Lisboa. Colisão de cinco carros corta acesso à Marginal a partir da CREL

Recomendados para si

;
Campo obrigatório