Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Morreu docente com cancro que não conseguiu ficar colocada junto a casa

Josefa Marques, de 51 anos, ainda recorreu da decisão, mas não chegou a ter resposta por parte do ministério da Educação.

Morreu docente com cancro que não conseguiu ficar colocada junto a casa
Notícias ao Minuto

14:47 - 30/09/22 por Notícias ao Minuto

País Professores

O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) anunciou, esta sexta-feira, no seu site oficial, a morte de uma professora, que sofria de uma doença oncológica, colocada a mais de 200 quilómetros de casa este ano letivo, devido às novas regras da mobilidade por doença.

De acordo com o SPRC, Josefa Marques, de 51 anos, era docente do 1º. Ciclo dos distritos da Guarda e Castelo Branco. Nos últimos anos, encontrava-se colocada no concelho de Almeida, onde residia ao abrigo do regime de mobilidade por doença. “A colocação de Josefa no concelho de residência permitia-lhe ser apoiada pela família, mas também exercer a profissão que tanto gostava”, revelou o sindicato.

Este ano, devido à alteração do regime de mobilidade por doença, acabou colocada em Oleiros, a 207 quilómetros de casa, apesar de lhe ter sido reconhecida a doença incapacitante de que padecia. 

A professora ainda recorreu ao ministério da Educação, expondo a situação mas, ainda segundo o SPRC, não chegou a receber qualquer resposta.

“Em situação de grande pressão psicológica, a conjugação dessa situação com as fragilidades de quem estava a fazer quimioterapia, obrigou-a a entrar de baixa médica, sendo uma das 2 mil baixas a que o ministro se tem referido, o que lhe provocou um quadro de ainda maior ansiedade, face à possibilidade de os seus alunos ficarem sem aulas”, acusou o sindicato, acrescentando que os últimos dias de Josefa, que morreu de um derrame cerebral, “foram vividos em profunda tristeza” devido a esta situação.

Leia Também: Vital Moreira critica "oportunas" baixas por doença dos professores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório