Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

INEM abre inquérito mas nega ter sugerido que utente "apanhasse táxi"

Homem, de 58 anos, acabou por morrer.

INEM abre inquérito mas nega ter sugerido que utente "apanhasse táxi"
Notícias ao Minuto

12:33 - 30/09/22 por Notícias ao Minuto

País INEM

O INEM desmentiu, esta sexta-feira, a notícia que dava conta que o seu Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) terá recusado a assistência a um homem, que mais tarde viria a morrer em Matosinhos.

Numa publicação partilhada no Twitter, o INEM recusa que o CODU tenha sugerido que o utente, de 58 anos, "apanhasse um táxi" e esclarece que foi a pessoa que ligou para o 112, que não era o doente, que disse que ia chamar um táxi e recusou a transferência de chamada para o SNS24.

Ainda segundo o INEM, o contacto foi feito às 15h20 da passada quarta-feira e, mais tarde, entre as 15h33 e as 15h39, foram recebidas novas chamadas dando conta do agravamento do estado de saúde da vítima, que estava numa padaria e se queixava de fortes dores abdominais e falta de ar.

Nessa altura, o CODU acionou a ambulância dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de São João.

Já no local, e depois de prestar os cuidados ao utente, a equipa da VMER transmitiu, às 16h, os dados clínicos ao CODU, dando conta de uma vítima em paragem cardiorrespiratória.

Após verificado o óbito pela equipa da VMER, foi acionada a autoridade para o local.

Perante isto, o INEM decidiu abrir um inquérito para apurar "em pormenor" todas as circunstâncias em que decorreu a assistência médica pré-hospitalar ao utente. 


"O INEM abriu um inquérito para apurar em pormenor todas as circunstâncias em que decorreu a assistência médica pré-hospitalar ao utente [vítima mortal]", adiantou o INEM, em comunicado.

Este esclarecimento do INEM surge na sequência de uma notícia avançada, esta sexta-feira, pelo jornal Correio da Manhã que dá conta de que um homem, de 58 anos, se terá sentido mal perto de uma padaria na Senhora da Hora, Matosinhos, distrito do Porto, onde acabou por morrer.

Ainda segundo este jornal, a funcionária do estabelecimento terá ligado para o 112 às 15h18, tendo sido aconselhada a chamar um táxi para levar o homem ao hospital.

Leia Também: Ataque cardíaco. Quais são os primeiros sinais e o que se deve fazer?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório