Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Brasil. Principais declarações dos candidatos durante a campanha

Principais declarações dos candidatos presidencias nas eleições do Brasil, que realiza a primeira volta no dia 02 de outubro.

Brasil. Principais declarações dos candidatos durante a campanha
Notícias ao Minuto

12:41 - 30/09/22 por Lusa

Mundo Eleições Brasil

O atual Presidente, Jair Bolsonaro, e o ex-presidente Lula da Silva são os dois favoritos, segundo as sondagens.

Durante a campanha, que termina esta sexta-feira, existem algumas frases que vale a pena recordar. Recorde aqui:

"Este país não quer retrocessos, não quer ideologia de género nas escolas, não quer liberar drogas. Este país respeita a vida desde sua conceção e não quer o comunismo."

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil, no arranque da campanha eleitoral, em Juiz de Fora, no interior do estado de Minas Gerais

16-08-2022

"Se há alguém possuído pelo diabo, esse é Bolsonaro."

Lula da Silva, candidato à presidência do Brasil

16-08-2022

"Em cada discurso que falava um pouco de democracia, era visível sua cara de desconforto. Ele [Bolsonaro] quase não aplaudia nenhum discurso."

Lula da Silva, após o discurso de posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Morais

17-08-2022

"O poder só emana do povo quando ele escolhe corretamente [os seus representantes]."

Jair Bolsonaro

18-08-2022

"Bolsonaro, esteja preparado. Não tenha medo de Lula porque será o povo que vai tirá-lo da Presidência."

Lusa da Silva

20-08-2022

"Serão respeitados os resultados das urnas desde que as eleições sejam limpas."

Jair Bolsonaro

22-08-2022

"[Jair Bolsonaro] é uma cópia ruim [do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump]."

Lula da Silva

22-08-2022

"Estou tentando mostrar ao pobre brasileiro essa polarização odienta, que eu não ajudei a construir. Pelo contrário, eu estava lá em 2018, tentando advertir que as pessoas não podiam usar a promessa enganosa do Bolsonaro para repudiar a corrupção generalizada e o colapso económico gravíssimo que foram produzidos pelo PT [Partido dos Trabalhadores]."

Ciro Gomes, candidato às presidenciais

Jornal Nacional, da TV Globo

22-08-2022

"Quando você tem democracia e quando você tem mais que um disputando, a polarização é saudável. Ela [polarização] é importante, ela é estimulante, ela faz a militância ir para rua, carregar bandeira. O que é importante é que a gente não confunda a polarização com o estímulo ao ódio."

Lula da Silva

Jornal Nacional

25-08-2022

"Ninguém deveria estar surpreso. Na verdade, compreendo perfeitamente a Globo tratar melhor aqueles que estão dispostos a pagar mais. Eles são a esperança de dias melhores para a emissora. Nada mais coerente do que pegar mais leve. Estranho seria comigo, que fechei a torneira."

Jair Bolsonaro, referindo-se à tensa entrevista que concedeu ao Jornal Nacional, na última segunda-feira

Twitter

26-08-2022

"Como é que um país tão rico pode retroceder tanto? Como é que um governante não se preocupa com o sofrimento de tanta gente?"

Lula da Silva, no primeiro tempo de antena

27-08-2022

"Vera [Magalhães], não podia esperar outra de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como esse, fazer acusações mentirosas ao meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro."

Jair Bolsonaro, sobre uma pergunta da jornalista da TV Cultura Vera Magalhães ao candidato Ciro Gomes sobre vacinas, questionando-o se este acreditava que a "desinformação" sobre a vacinação, que veio "até do Presidente da República", contribuiu para causar mortes.

29-08-2022

"O país que eu deixei é um país que o povo sente falta."

Lusa da Silva

29-08-2022

"Boa notícia para as mulheres, certo? Embora a boa notícia seja beijos, rosas, presentes, feriados. É a mesma coisa? É disso que você gosta? Eu gosto também."

Jair Bolsonaro, ao comentar a diminuição do número de feminicídios no país

02-08-2022

"Amanda, és casada com uma pessoa que vota em mim. O seu marido vota em mim. Não sei como é viver em casa com ele, mas não tenho nada a ver com isso."

Jair Bolsonaro, reagindo com irritação à pergunta de uma jornalista sobre alegada corrupção na família com a compra de imóveis

06-09-2022

"Imbrochável, imbrochável, imbrochável, imbrochável, imbrochável!"

Jair Bolsonaro, durante a cerimónia do bicentenário da independência do Brasil, em Brasília

07-09-2022

"Depois dos 'imbrocháveis' do dia 07 de setembro [dito por Bolsonaro para demonstrar a sua virilidade sexual, durante as comemorações do bicentenário do país,] agora é a falsa divindade da esquerda que chama os bolsonaristas de membros da Ku Klux Klan."

Cirro Gomes

09-09-2022

"Tentei chegar à família e não fui capaz de o fazer. Com o nosso senador Paulo Rocha, queremos saber se ele tem mulher ou filhos, porque o PT [Partido dos Trabalhadores, partido de Lula] tem a obrigação de saber tudo para ajudar esta família que foi vítima do genocida Bolsonaro."

Lula da Silva, sobre o assassinato de um apoiante, cometido na quarta-feira passada por um apoiante de Bolsonaro numa zona rural de Mato Grosso

10-09-2022

"Nesse momento crucial da nossa história que reúne as maiores e melhores condições para derrotar Bolsonaro e a semente maléfica do 'bolsonarismo' que está se implementando no seio da nossa sociedade, agredindo irmãos brasileiros, ceifando a vida de pessoas por pensarem diferentes é a sua candidatura [que apoio]."

Marina Silva, referindo-se a Lula da Silva numa reunião realizada em São Paulo

12-09-2022

"Com a minha idade, eu não tenho mais nada a fazer aqui na terra, se acabar essa minha passagem pela política aqui em 31 de dezembro do corrente ano."

Jair Bolsonaro

13-09-2022

"Bolsonaro não foi a Inglaterra por solidariedade ou por homenagem sincera à rainha Isabel II. Bolsonaro manteve do outro lado do Atlântico sua campanha eleitoral em tempo integral, num flagrante desrespeito ao luto de toda uma nação."

Simone Tebet, senadora e candidata às presidenciais

20-09-2022

"Somente entre o período de 2003 e 2015 onde a esquerda presidiu o Brasil o endividamento da Petrobras por má gestão, loteamento político e desvios chegou à casa dos 170 mil milhões de dólares. O responsável por isto [Lula da Silva] foi condenado em três instâncias por unanimidade, delatores devolveram mil milhões de dólares e pagamos para a bolsa de valores americana outros mil milhões [de dólares] por perdas de seus acionistas. Este é o Brasil do passado."

Jair Bolsonaro, na 77ª. Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas.

20-09-2022

"Vou ordenar às forças armadas, que vão participar da segurança, que não haja eleições em nenhum colégio eleitoral que proíba a entrada com a camisola verde e amarela."

Jair Bolsonaro

29-09-2022

"Penso que é melhor para o Brasil [que Lula da Silva vença as eleições na primeira volta], porque sai dessa confusão, luta, de repente pode haver mortes, pode haver acidentes, pode haver uma tragédia."

Geraldo Alckmin, candidato a vice-presidente de Lusa da Silva

Portal UOL/Folha de São Paulo

29-09-2022

"Comporte-se como presidente, não minta."

Lula da Silva, dirigindo-se a Bolsonaro, no debate entre os candidatos às presidenciais, transmitido no canal aberto da Globo

29-09-2022

"Traidor da pátria. Rachadinha [desvio de salários de assessores] são os teus filhos. Roubaram milhões após a tua chegada ao poder. Mentiroso, ex-presidiário, traidor da pátria."

Jair Bolsonaro

29-09-2022

"Eu posso esperar lá fora?"

Ciro Gomes

29-09-2022

"Isto [debate] não é apresentação de propostas mas de ataques mútuos para verem quem roubou mais."

Simone Tebet

29-09-2022

Leia Também: Brasil. Governadores bem avaliados em vantagem para serem reeleitos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório