Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Agricultor em greve de fome? "Não há nada a fazer", garante Costa

Luís Dias acusa o primeiro-ministro de o estar a deixar "morrer".

Agricultor em greve de fome? "Não há nada a fazer", garante Costa
Notícias ao Minuto

09:25 - 30/09/22 por Notícias ao Minuto

País Greve de fome

Esta quinta-feira, o deputado único do Livre, Rui Tavares, questionou o primeiro-ministro sobre a situação do empresário agrícola, Luís Dias, que está há três semanas em greve de fome junto ao Palácio de São Bento.

António Costa garantiu que manteve o contacto com o agricultor "várias vezes ao longo dos anos em que tem estado em manifestações". Contudo, afirmou que o Governo "não tem nada a fazer para responder a essa situação".

Perante o protesto de algumas bancadas, o chefe de Governo respondeu que "o senhor não tem razão, não há nada a fazer, é muito simples".

No Twitter, Luís Dias já reagiu e acusou António Costa de "mentir, em pleno plenário". "Só posso concluir que realmente planeia deixar-me morrer", escreveu o empresário que aproveitou o momento para mostrar uma troca de e-mails entre a sua advogada e o gabinete do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro.

Recorde-se que Luís Dias trava uma luta judicial com o Estado há vários meses. Em causa está, segundo a SIC Notícias, o financiamento da reconstrução de uma quinta destruída por uma tempestade em Idanha-a-Nova, em 2017. O empresário acionou, na altura, o apoio para danos causados por catástrofes naturais. O ministério da Agricultura avaliou os mesmos e, dois anos depois, desbloqueou um apoio 140 mil euros, que até hoje o agricultor garante que ainda não recebeu.

Ao canal de televisão o ministério da Agricultura garantiu que o apoio de 140 mil euros continua disponível, contudo, a legítima beneficiária, que é a companheira de negócio de Luís Dias, tem de submeter um pedido de pagamento instruído de acordo com os normativos nacionais e comunitários.

Leia Também: Agricultor em greve de fome há 3 semanas junto ao Palácio de São Bento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório