Meteorologia

  • 29 NOVEMBRO 2022
Tempo
16º
MIN 8º MÁX 17º

Aluno que esfaqueou outro na Maia obriga a procedimento disciplinar

O Ministério da Educação (ME) revelou hoje à Lusa que nos casos de violência escolar agravada, como a verificada quarta-feira na Maia, em que um aluno esfaqueou outro, a direção do agrupamento de escolas instaura um procedimento disciplinar.

Aluno que esfaqueou outro na Maia obriga a procedimento disciplinar
Notícias ao Minuto

20:45 - 29/09/22 por Lusa

País Escola Secundária de Águas Santas

Um aluno de 14 anos agrediu quarta-feira de manhã, com uma arma branca, um colega de 18, na Escola Secundária de Águas Santas, na Maia.

Em resposta ao pedido de esclarecimento da Lusa, fonte do ministério informou que "de acordo com os termos legais, quando existe uma ocorrência de violência escolar agravada, como a que sucedeu ontem na Escola Secundária de Águas Santas, a direção do Agrupamento de Escolas procede à instauração de procedimento disciplinar"

Para além disso, sublinha a fonte, é feita a "respetiva nomeação de instrutor do processo e aplicada a medida de suspensão preventiva do aluno que provocou tal situação".

"A sanção final a aplicar é decidida na sequência do procedimento disciplinar, nos termos da lei", acrescenta.

A Lusa tentou hoje ouvir a direção da escola, mas até ao momento não foi possível.

Acrescenta a fonte do ME, que "tratando-se de situações cuja configuração assume práticas criminais ou qualificadas pela lei como crime, é solicitada a comparência das equipas do Programa Escola Segura na gestão da ocorrência e posterior participação ao Ministério Público".

"Nos casos aplicáveis, é comunicada a ocorrência à respetiva comissão de proteção de crianças e jovens ou, na falta, ao Ministério Público junto do tribunal de família e menores", lê-se ainda na resposta.

Paralelamente, continua a fonte, "sempre que necessário, é acionado o SPO (Serviço de Psicologia e Orientação), para acompanhamento dos envolvidos na ocorrência".

Leia Também: Aluno esfaqueado por colega em escola da Maia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório