Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Buscas na Presidência do Conselho de Ministros. Há suspeitas de corrupção

Ministério Público (MP) confirma que estão em causa crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio e falsificação de documento. Alvo das buscas será o secretário-geral, David Xavier, sobre o qual pendem suspeitas de corrupção.

Buscas na Presidência do Conselho de Ministros. Há suspeitas de corrupção
Notícias ao Minuto

11:01 - 29/09/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Conselho de Ministros

A Polícia Judiciária (PJ) levou a cabo, na manhã desta quarta-feira, uma operação de buscas na sede da Presidência do Conselho de Ministros, avançou a CNN Portugal.

Mais tarde, o Ministério Público (MP) revelou que estavam em causa os crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio e falsificação de documento.

De acordo com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), estão em causa "factos relacionados com a adjudicação, através de ajuste direto, de contrato de prestação de serviços celebrado entre organismos da administração pública e sociedade comercial".

O alvo, segundo a mesma estação, é o secretário-geral, David Xavier, sobre o qual pendem suspeitas de corrupção e "outros crimes associados à violação de regras de contratação pública a empresas privadas, de bens e serviços para o Governo". 

Explica ainda o canal que Xavier é suspeito de obter benefícios fiscais, "através de subornos", na aquisição de sistemas informáticos para o Estado. Uma empresa do norte do país também estará envolvida e a ser investigada.

Há também a informação de estarem a decorrer buscas domiciliárias.

O MP adianta que as buscas estão a decorrer nas regiões de Lisboa, Coimbra, Porto e Braga e que incidem sobre "sociedades comerciais, empresas de contabilidade, residências particulares e organismos de administração pública".

O Notícias ao Minuto contactou a Polícia Judiciária, que remeteu esclarecimentos para mais tarde.

[Notícia atualizada às 13h11]

Leia Também: Alteração ao Estatuto dos Profissionais da Cultura publicada em DR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório