Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Agricultor em greve de fome há 3 semanas junto ao Palácio de São Bento

É a terceira vez em oito meses que Luís Dias protesta em frente à casa oficial do primeiro-ministro. Em causa uma luta judicial com Estado por um apoio para danos causados por catástrofes naturais.

Agricultor em greve de fome há 3 semanas junto ao Palácio de São Bento
Notícias ao Minuto

09:06 - 29/09/22 por Notícias ao Minuto

País Greve de fome

Um empresário agrícola de Idanha-a-Nova está em greve de fome em frente ao Palácio de São Bento há mais de 20 dias, devido a uma luta judicial que trava com o Estado há vários meses. Esta é já a terceira vez, em oito meses, que Luís Dias protesta em frente à casa oficial do primeiro-ministro.

Em causa está, segundo a SIC Notícias, o financiamento da reconstrução de uma quinta destruída por uma tempestade em 2017. O empresário acionou, na altura, o apoio para danos causados por catástrofes naturais. O ministério da Agricultura avaliou os mesmos e, dois anos depois, desbloqueou um apoio 140 mil euros, que até hoje Luís Dias garante que ainda não recebeu.

Ao canal de televisão o ministério da Agricultura garante que o apoio de 140 mil euros continua disponível, contudo, a legítima beneficiária, que é a companheira de negócio de Luís Dias, tem de submeter um pedido de pagamento instruído de acordo com os normativos nacionais e comunitários.

Luís Dias garante que até agora as promessas feitas não foram cumpridas e que o caso anda a arrastar-se há meses. "Nós tivemos uma resposta do gabinete do primeiro-ministro a dizer que estavam dispostos a dialogar, mas nunca o fizeram", acusa o empresário de Idanha-a-Nova em greve de fome há três semanas, que não pretende desmobilizar enquanto não tiver respostas.

Entretanto, no Twitter, Luís Dias vai partilhando o dia-a-dia do seu protesto.

Leia Também: Antigo fuzileiro americano preso na Rússia é internado por greve de fome

Recomendados para si

;
Campo obrigatório