Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Igreja "fortalecida" com nomeação de Tolentino para novo Dicastério

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura considerou que "a Igreja está mais fortalecida e habilitada a realizar-se com o mundo de hoje", com a nomeação de Tolentino Mendonça como prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação.

Igreja "fortalecida" com nomeação de Tolentino para novo Dicastério
Notícias ao Minuto

15:19 - 28/09/22 por Lusa

País Tolentino Mendonça

Numa nota hoje divulgada, o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), José Carlos Seabra Pereira, acrescenta que o Papa "escolheu quem de há muito se vem cumprindo exemplarmente na sua condição cristã de consagrado e sucessor dos Apóstolos numa linha de rumo que sempre foi de promoção da aliança educativa com orientação católica -- em espírito de guia no caminho -- e de evangelização da Cultura e através da Cultura".

"Nem a natureza do Dicastério em causa, nem a sua inserção nos intuitos programáticos do Papa Francisco, nem a personalidade do cardeal Tolentino permitem que olhemos para esta escolha pontifícia como concessão de mais uma honraria e atribuição de mais um novo cargo", refere a nota.

A mesma nota acrescenta que "o significado e o alcance desta nomeação são de outra ordem, mais subida e mais ampla: o Papa distingue o cardeal Tolentino solicitando-o para o mais exigente serviço no seu seguimento de Cristo ao assumir as mais altas responsabilidades de um cargo novo no âmbito do projeto de reforma da Cúria romana".

O cardeal português José Tolentino Mendonça, que foi o primeiro diretor do SNPC, foi nomeado na segunda-feira pelo Papa Francisco prefeito do novo Dicastério para a Cultura e a Educação, criado no âmbito da renovação da Cúria Romana, com a entrada em vigor da nova constituição 'Praedicate Evangelium'.

O Dicastério para a Cultura e Educação reúne as responsabilidades que até agora estavam atribuídas à Congregação da Educação Católica e ao Conselho Pontifício para a Cultura, ficando com a tutela, nomeadamente, da rede escolar católica do mundo inteiro, com 1.360 universidades católicas e 487 universidades e faculdades eclesiásticas com 11 milhões de alunos e outras 217 mil escolas com 62 milhões de crianças.

Por outro lado, o cardeal madeirense Tolentino Mendonça, cuja nomeação foi antecipada na sexta-feira pelo jornal online 7Margens, coordenará o diálogo da Igreja universal com o mundo da cultura.

O cardeal José Tolentino Mendonça, de 56 anos, vai substituir no ex-Conselho Pontifício para a Cultura o cardeal Gianfranco Ravasi, que completa os 80 anos em outubro, e na ex-Congregação da Educação Católica, o cardeal Giuseppe Versaldi, que fez 79 anos em julho.

Até agora, o cardeal português desempenhava as funções de arquivista e bibliotecário do Vaticano.

Leia Também: Novo cargo de Tolentino Mendonça é "reconhecimento" do mundo católico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório