Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ministério da Defesa confirma novo ciberataque contra EGMFA

É o segundo ciberataque em pouco mais de duas semanas contra o Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Ministério da Defesa confirma novo ciberataque contra EGMFA
Notícias ao Minuto

11:20 - 28/09/22 por Notícias ao Minuto

País Defesa Nacional

O Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA) foi novamente alvo de um ciberataque contra o seu sistema informático, o segundo durante o mês de setembro.

A informação foi confirmada esta quarta-feira ao Notícias ao Minuto pelo Ministério da Defesa Nacional, depois da notícia ter sido avançada pelo Diário de Notícias. O governo acrescentou que "reportou ao Ministério Público a ocorrência de um ataque informático à rede do EMGFA".

Fontes contaram ao DN que o ataque à rede foi "grave", existindo a possibilidade de "extradição de documentos e relatórios". Os danos do ataque ainda estão a ser apurados pelas autoridades.

O ataque confirmado esta quarta-feira é o segundo registado no espaço de um mês depois de, a 8 de setembro, o DN ter noticiado um "ciberataque prolongado e sem precedentes" contra o EMGFA, no qual documentos da NATO foram extraídos e publicados na darkweb.

O ciberataque causou preocupação junto dos serviços de inteligência dos Estados Unidos e, na altura, o DN noticiou que foram mesmo os norte-americanos que detetaram a informação, que notificaram em agosto o primeiro-ministro através da embaixada em Lisboa, e que encontraram centenas de documentos da NATO à venda na 'darkweb'.

A pedido do PSD, a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, vai ao parlamento no próximo dia 11 de outubro para responder às perguntas dos deputados, à porta fechada, sobre o ciberataque e sobre a segurança informática das forças armadas portuguesas.  

Leia Também: Documentos NATO. Ministra da Defesa ouvida no Parlamento a 11 de outubro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório