Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Funcionários de construtora de Braga têm aulas de filosofia no trabalho

Mais de 500 trabalhadores do grupo de construção dst, de Braga, vão ter aulas de filosofia nos próximos três anos, numa oferta da empresa em nome de um capital humano com maior pensamento crítico e mais capacidade de decisão.

Funcionários de construtora de Braga têm aulas de filosofia no trabalho
Notícias ao Minuto

11:34 - 28/09/22 por Lusa

País grupo de construção dst

O diretor de Recursos Humanos da dst, José Machado, disse hoje à Lusa que se trata de uma pós-graduação, com uma aula de uma hora por semana, acrescida de 10 minutos para tirar dúvidas e refletir sobre as temáticas dadas.

"É uma hora que faz parte do horário laboral dos colaboradores", frisou.

Para José Machado, o objetivo da empresa é que as aulas de filosofia, além de aumentarem o pensamento crítico e a capacidade de questionar dos trabalhadores, funcionem também como uma espécie de "analgésico para as dores do século XXI".

No primeiro semestre, os alunos vão estudar os pensadores contemporâneos, seguindo-se temáticas como epistemologia, espiritualidade, antropologia, ética, política, arte e cultura, entre outras.

Ministrada em parceria com a Universidade Católica de Braga e no formato 'online', a pós-graduação começa a 06 de outubro e vai ser frequentada por 505 trabalhadores com formação superior, o que representa cerca de 26% do capital humano do grupo.

Em 2020, a empresa já tinha oferecido um primeiro curso de filosofia, que foi frequentado por 318 trabalhadores.

"Muitos destes trabalhadores quiseram participar na pós-graduação que agora vai começar, o que é uma prova inequívoca de que gostaram e sentiram que as aulas lhes fizeram bem", acrescentou José Machado.

É o caso de Luís Filipe Rodrigues, desenhador de redes de fibra ótica, que é licenciado em filosofia e que se prepara para frequentar a pós-graduação oferecida pela empresa.

"A filosofia vem contribuir, desde logo, para que sejamos um grupo mais unido", diz.

Sublinha que o curso se reveste de muita importância tanto para os trabalhadores como para a empresa, já que, explica, "a filosofia permite pensar diferente do senso comum, das ideias preconcebidas, foge à formatação do pensamento".

"E isso faz toda a diferença na hora de analisar os problemas e de tomar decisões", refere.

Para o presidente do dstgroup, José Teixeira, "os trabalhadores precisam de ferramentas para construírem soluções de vida boa e virtuosa".

"A filosofia treina, dá elasticidade ao pensamento e apura o sentido crítico. Permite ganhos de liberdade e de responsabilidade maiores e com estes ganhos a competitividade pessoal e coletiva aumenta", defende.

Diz que o grupo decidiu pela formação de filosofia porque "depende da criatividade dos trabalhadores".

Além do curso de filosofia exclusivo para trabalhadores, o dstgroup também promove formações na área da saúde, com os cursos de Saúde Mental, de Neurociência e de Primeiros Socorros na Doença Mental.

Leia Também: Já há correção da 2.ª fase do exame nacional de Filosofia. Consulte aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório