Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Açores. Médico suspenso por suspeitas de abuso sexual de doente

Neurologista está suspenso do hospital de Ponta Delgada há cerca de dois meses. Não é a primeira vez que é acusado deste tipo de crimes.

Açores. Médico suspenso por suspeitas de abuso sexual de doente
Notícias ao Minuto

10:54 - 27/09/22 por Notícias ao Minuto

País Abusos sexuais

O médico José Lopes, diretor do serviço de neurologia do Hospital Divino Espírito Santo, na ilha de São Miguel, nos Açores, está suspenso há, pelo menos, dois meses, por suspeitas de ter abusado de uma utente, revela a RTP Açores.

De acordo com o canal de televisão regional, o conselho de administração decidiu suspender o clínico depois de ter recebido a denúncia por parte da doente em causa. Apesar disso, recusa-se a comentar o caso, garantindo apenas que “está comprometido em garantir e salvaguardar os direitos dos utentes, trabalhadores e colaboradores”.

A Ordem dos Médicos já demonstrou a sua preocupação perante a denúncia. "É um caso que tem de ser esclarecido. A situação é uma situação complexa", começou por dizer Miguel Guimarães em declarações à RTP Açores, aproveitando a oportunidade para lamentar a falta de comunicação do conselho de administração do hospital de Ponta Delgada com a Ordem.

Esta não será a primeira vez que o médico José Lopes é acusado deste tipo de crimes. Segundo o mesmo canal de televisão, há uma queixa do género a correr termos no Conselho de Disciplina da Ordem dos Médicos, por alegado abuso sexual do neurologista a uma utente numa unidade de saúde privada.

Apesar de ter sido suspenso do hospital público de Ponta Delgada, onde está a decorrer um inquérito interno para apuração dos factos, o médico mantém consulta aberta na clínica privada onde, alegadamente, também terá cometido abusos sexuais contra uma utente.

Leia Também: Oito jesuítas envolvidos em casos de abuso sexual de menores desde 1950

Recomendados para si

;
Campo obrigatório