Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Marcelo felicita cardeal português pelo novo cargo no Vaticano

Presidente da República manifesta o "mais profundo regozijo pela nomeação" do Cardeal Dom José Tolentino de Mendonça.

Marcelo felicita cardeal português pelo novo cargo no Vaticano
Notícias ao Minuto

20:09 - 26/09/22 por Marta Ferreira com Lusa

País Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou, esta segunda-feira, o Cardeal Dom José Tolentino de Mendonça pelo seu novo cargo no Vaticano. 

Manifestando "o mais profundo regozijo pela nomeação", o Presidente ressaltou o "Homem com um exemplar percurso de Fé e vulto maior da cultura contemporânea, promovendo sempre o diálogo com a densidade espiritual, intelectual e humana por todos testemunhado". 

Na nota publicada no site da Presidência, Marcelo reforça-se como "amigo e admirador de longos anos" e "apresenta calorosos cumprimentos", destacando "o permanente 'facilitador de encontros', como Dom Tolentino de Mendonça se definiu".

"O Chefe do Estado em seu próprio nome e em nome de todos os portugueses deseja as maiores venturas para o exercício de tão relevantes funções", conclui a mensagem.

Recorde-se que o cardeal português José Tolentino Mendonça foi hoje nomeado pelo Papa Francisco prefeito do novo Dicastério para a Cultura e a Educação, informou o Vaticano.

O Dicastério para a Cultura e Educação reúne as responsabilidades que até agora estavam atribuídas à Congregação da Educação Católica e ao Conselho Pontifício para a Cultura, ficando com a tutela, nomeadamente, da rede escolar católica do mundo inteiro, com 1.360 universidades católicas e 487 universidades e faculdades eclesiásticas com 11 milhões de alunos e outras 217 mil escolas com 62 milhões de crianças.

Por outro lado, o cardeal madeirense Tolentino Mendonça, cuja nomeação foi antecipada na sexta-feira pelo jornal 'online' 7Margens, coordenará o diálogo da Igreja universal com o mundo da cultura.

O cardeal José Tolentino Mendonça, de 56 anos, vai substituir no ex-Conselho Pontifício para a Cultura o cardeal Gianfranco Ravasi, que completa os 80 anos em outubro, e na ex-Congregação da Educação Católica, o cardeal Giuseppe Versaldi, que fez 79 anos em julho.

Até agora, o cardeal português, que é também poeta e ensaísta, desempenhava as funções de arquivista e bibliotecário do Vaticano.

Leia Também: Novo cargo do cardeal Mendonça no Vaticano é "orgulho" para a Madeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório