Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Que muda quando deixa de fumar? Muitas melhoras e cada uma no seu timing

Serviço Nacional de Saúde explica-lhe todos os benefícios.

Que muda quando deixa de fumar? Muitas melhoras e cada uma no seu timing
Notícias ao Minuto

08:41 - 26/09/22 por Notícias ao Minuto

País Tabagismo

"Sabia que parar de fumar diminui o risco de morte prematura? E que um ex-fumador reduz para metade o risco de sofrer uma doença cardiovascular?" Neste Dia Europeu do Ex-Fumador, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) fez uma publicação nas redes sociais onde explica o que acontece ao corpo quando se deixa de fumar. 

E, se precisa de um incentivo para deixar de fumar, fique a par. Há muitas razões para o fazer. 

Vinte minutos depois, indica o SNS, "a pulsação voltará ao normal". Já oito horas depois do último cigarro, "os seus níveis de oxigénio e de monóxido de carbono no sangue ficarão mais adequados".

E dois dias depois? Saiba que bastam 48 horas para ter "menos muco nos pulmões", o que levará a que consiga respirar e cheirar melhor. Em apenas 72 horas, "ficará com mais energia". 

Já a médio prazo, seis a 12 semanas após de ter parado de fumar, o SNS revela que "a circulação sanguínea estará melhor". "Poderá ser mais fácil a prática de exercício físico". 

Em três a nove meses, "a função pulmonar aumentará até 10% e terá menos tosse e problemas respiratórios associados". Por fim, em um ano, "o risco de ataque cardíaco pode diminuir até 50%, se compararmos com um fumador".

Leia Também: Dia Europeu do Ex-Fumador: "Vale sempre a pena deixar de fumar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório