Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Detida em Cabo Verde portuguesa condenada pela morte do namorado em 2016

Mulher tinha sido condenada a 17 anos de prisão pelo homicídio do companheiro, de 25 anos.

Detida em Cabo Verde portuguesa condenada pela morte do namorado em 2016
Notícias ao Minuto

08:41 - 24/09/22 por Notícias ao Minuto

País Homicídio

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, este sábado, a localização e detenção, com a colaboração das Autoridades Judiciárias de Cabo Verde, de uma mulher portuguesa condenada pelo crime de homicídio qualificado.

Segundo um comunicado, as Autoridades Judiciárias e a Polícia Judiciária de Cabo Verde, em articulação com as as autoridades portuguesas, "localizaram e detiveram mediante cumprimento de mandado de detenção internacional, uma mulher portuguesa, com 41 anos" .

A mulher tinha sido condenada "pela prática de um crime de homicídio qualificado, ocorrido em 24 de dezembro de 2016 na cidade de Lisboa, sendo vítima o seu companheiro, indivíduo também português com 25 anos de idade".

Na altura do crime, a mulher foi detida, "tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva, na vigência da qual foi condenada em primeira instância a pena de prisão de 17 anos". Contudo, por "motivos jurídico atendíveis" e "sem que a sentença condenatória proferida em primeira instância tivesse transitado em julgado", a arguida acabou por ser colocada em liberdade, "encetando fuga para parte incerta".

"Por decisão judicial com força executiva, transitada em julgado a 08/04/2021, foi reconfirmada a decisão de primeira instância, confirmando a condenação da arguida a pena de 17 anos de prisão", acrescenta.

Após múltiplos contactos entre os serviços da Polícia Judiciária portuguesa e a Polícia Judiciária de Cabo Verde, acabou por ser possível localizar a mulher naquele país e a sua detenção.

"Aguardam-se agora os trâmites legais relativos à extradição da arguida agora detida, de Cabo Verde para Portugal, para cumprimento do remanescente da pena de prisão em que foi condenada", remata.

Leia Também: Hoje é notícia: Aumentos não alimentam inflação; Energia asfixia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório