Meteorologia

  • 01 OUTUBRO 2022
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 27º

Laboratório de Análises de Dopagem recupera acreditação internacional

O laboratório português volta, assim, a ser uma das 30 entidades a nível mundial acreditadas pela AMA para a realização de análises a amostras de controlo de dopagem.

Laboratório de Análises de Dopagem recupera acreditação internacional
Notícias ao Minuto

20:06 - 23/09/22 por Notícias ao Minuto

País Dopagem

O Laboratório de Análises de Dopagem (LAD), integrado no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), recuperou, esta sexta-feira, a sua acreditação internacional, após uma decisão favorável do comité executivo da Agência Mundial Antidopagem (AMA), por recomendação do seu grupo consultivo de especialistas.

Deste modo, o laboratório português volta a ser uma das 30 entidades a nível mundial acreditadas pela AMA para a realização de análises a amostras de controlo de dopagem, o que “permitirá uma melhor utilização dos recursos na luta contra a dopagem, uma vez que as amostras recolhidas em Portugal, nomeadamente em competições desportivas internacionais realizadas em território nacional, deixarão de ser enviadas para laboratórios estrangeiros”, diz o INSA, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Nessa linha, João Ruivo, diretor do laboratório, considera que esta é uma notícia “importante para o país e para o desporto nacional, pois permite fortalecer a luta contra a dopagem em Portugal, ajudando a preservar a saúde dos praticantes desportivos e mantendo a ética e integridade das competições desportivas”.

Já Fernando de Almeida, presidente do Conselho Diretivo do INSA, aponta que “foi graças ao esforço das estruturas do Ministério da Saúde, coordenadas pelo INSA, em estreita colaboração com a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, que se conseguiu concluir este processo de acreditação mundial em tempo recorde (cerca de três meses)”.

Para o responsável, a integração do LAD no INSA permitiu ao laboratório “a afirmação da sua competência enquanto uma das 30 unidades de nível mundial acreditadas pela AMA e a resposta adequada ao desafio de afirmação na luta contra a dopagem, a nível nacional e internacional”.

O INSA detalha ainda que o passo decisivo para esta acreditação foi a aprovação do Decreto-Lei “que procedeu à integração do LAD no INSA, respondendo à obrigatoriedade estabelecida pela Norma Internacional de Laboratórios da AMA de, a partir deste ano, todos os laboratórios acreditados serem administrativa e operacionalmente independentes de qualquer organização desportiva ou outra tutelada pelo membro do Governo responsável pela área do Desporto”.

Recorde-se que o LAD é uma das entidades nacionais de antidopagem, tratando-se de uma “unidade com autonomia técnica e científica que iniciou a sua atividade em 1980 e obteve a sua primeira acreditação em 1987 pelo Comité Olímpico Internacional, tendo sido, continuamente, reconhecida a sua competência a nível nacional e internacional”.

Leia Também: W52-FC Porto assume confiança nos atletas suspensos: "Inocência intacta"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório