A edição de 2022 da Noite Europeia dos Investigadores (NEI)- promovida por um consórcio nacional, que envolve a Universidade de Coimbra (UC), Évora, Braga e Lisboa - é sob o tema "Ciência para Todos, Sustentabilidade e Inclusão".
A Rota da Ciência é o evento central da (NEI) e vai realizar-se na práxima sexta-feira, com 62 pontos de divulgação científica, desde o Largo da Portagem à Rua da Sofia, onde 400 investigadores vão dinamizar atividades, jogos, desafios, experiências, associados a lojistas e comerciantes da Baixa de Coimbra.
"O Instituto de Investigação Interdisciplinar quer trazer, nesta Noite Europeia de Investigadores, atividades, vários jogos, experiências e discussões sobre ciência, que vão acontecer em combinação com os lojistas e com a colaboração da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC)", disse hoje, na sessão de apresentação do evento, a coordenadora da iniciativa em Coimbra, Ana Santos Carvalho.
"É a forma que temos de trazer a ciência para todos", sustentou.
Integrado nesta rota, acontece um 'BioBlitz', que visa envolver o público na recolha de dados úteis para a ciência e conservação da Natureza.
Os visitantes vão poder usufruir de uma web 'app', com toda a informação, por forma a guiar os visitantes a conhecer os locais, as atividades, e ainda os investigadores envolvidos e parceiros associados.
A Rota de Ciência é promovida em estreita colaboração com a APBC e conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.
Para a presidente da APBC, Assunção Ataíde, a "parceria tem sido um desafio constante para a cidade, tanto junto dos cidadãos, como dos próprios comerciantes, pois a troca de experiências entre estas comunidades tem sido muito benéfica para todos".
O programa da Noite Europeia dos Investigadores, em Coimbra, integra várias iniciativas antes e depois de sexta-feira, dia 30.
O evento integra o "Dia aberto digital", com a apresentação de dois mini-shows, na terça-feira, o "PubhD Coimbra", que consiste na apresentação de projetos de doutoramento por três estudantes da UC, na quinta-feira, e ainda uma competição de investigadores, que vão ser desafiados a responder às questões do público, intitulada por "Science Battle", na próxima sexta-feira.
Está ainda prevista a exibição do filme "Febre das partículas: 10 anos do Bosão de Higgs", no Teatro Académico de Gil Vicente, no dia 03 de outubro.
Em outubro e novembro vão ser promovidas conversas descontraídas entre investigadores da Universidade de Coimbra e estudantes das universidades Sénior da região, onde serão abordados temas relevantes da investigação feita na UC, como Envelhecimento Saudável, Sustentabilidade, Igualdade e Diversidade.
Todas as informações sobre as iniciativas dinamizadas pela UC estão disponíveis através do 'link' em https://www.uc.pt/iii/nei/.
Leia Também: Casa de fados Diligência, em Coimbra, em risco de fechar