Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Quatrocentos investigadores divulgam ciência na próxima sexta em Coimbra

A Noite Europeia de Investigadores vai envolver uma rota da ciência, com 62 pontos de divulgação científica, na Baixa da cidade de Coimbra, no dia 30, no âmbito de um programa diversificado de ciência e cultura.

Quatrocentos investigadores divulgam ciência na próxima sexta em Coimbra
Notícias ao Minuto

21:02 - 23/09/22 por Lusa

País Noite Europeia de Investigadores

A edição de 2022 da Noite Europeia dos Investigadores (NEI)- promovida por um consórcio nacional, que envolve a Universidade de Coimbra (UC), Évora, Braga e Lisboa - é sob o tema "Ciência para Todos, Sustentabilidade e Inclusão".

A Rota da Ciência é o evento central da (NEI) e vai realizar-se na práxima sexta-feira, com 62 pontos de divulgação científica, desde o Largo da Portagem à Rua da Sofia, onde 400 investigadores vão dinamizar atividades, jogos, desafios, experiências, associados a lojistas e comerciantes da Baixa de Coimbra.

"O Instituto de Investigação Interdisciplinar quer trazer, nesta Noite Europeia de Investigadores, atividades, vários jogos, experiências e discussões sobre ciência, que vão acontecer em combinação com os lojistas e com a colaboração da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC)", disse hoje, na sessão de apresentação do evento, a coordenadora da iniciativa em Coimbra, Ana Santos Carvalho.

"É a forma que temos de trazer a ciência para todos", sustentou.

Integrado nesta rota, acontece um 'BioBlitz', que visa envolver o público na recolha de dados úteis para a ciência e conservação da Natureza.

Os visitantes vão poder usufruir de uma web 'app', com toda a informação, por forma a guiar os visitantes a conhecer os locais, as atividades, e ainda os investigadores envolvidos e parceiros associados.

A Rota de Ciência é promovida em estreita colaboração com a APBC e conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

Para a presidente da APBC, Assunção Ataíde, a "parceria tem sido um desafio constante para a cidade, tanto junto dos cidadãos, como dos próprios comerciantes, pois a troca de experiências entre estas comunidades tem sido muito benéfica para todos".

O programa da Noite Europeia dos Investigadores, em Coimbra, integra várias iniciativas antes e depois de sexta-feira, dia 30.

O evento integra o "Dia aberto digital", com a apresentação de dois mini-shows, na terça-feira, o "PubhD Coimbra", que consiste na apresentação de projetos de doutoramento por três estudantes da UC, na quinta-feira, e ainda uma competição de investigadores, que vão ser desafiados a responder às questões do público, intitulada por "Science Battle", na próxima sexta-feira.

Está ainda prevista a exibição do filme "Febre das partículas: 10 anos do Bosão de Higgs", no Teatro Académico de Gil Vicente, no dia 03 de outubro.

Em outubro e novembro vão ser promovidas conversas descontraídas entre investigadores da Universidade de Coimbra e estudantes das universidades Sénior da região, onde serão abordados temas relevantes da investigação feita na UC, como Envelhecimento Saudável, Sustentabilidade, Igualdade e Diversidade.

Todas as informações sobre as iniciativas dinamizadas pela UC estão disponíveis através do 'link' em https://www.uc.pt/iii/nei/.

Leia Também: Casa de fados Diligência, em Coimbra, em risco de fechar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório