Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Ferro Rodrigues representa Portugal no funeral de Estado de Shinzo Abe

O antigo presidente da Assembleia da República terá aceitado "o convite formulado pelo Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa] de acordo com o Governo".

Ferro Rodrigues representa Portugal no funeral de Estado de Shinzo Abe
Notícias ao Minuto

15:41 - 23/09/22 por Notícias ao Minuto

País Shinzo Abe

Eduardo Ferro Rodrigues, antigo presidente da Assembleia da República, representará Portugal no funeral de Estado do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, assassinado a 8 de julho, durante um comício eleitoral em Nara, no oeste do país.

O anúncio foi feito através da página da Presidência que, em comunicado, nota que Ferro Rodrigues "aceitou o convite formulado pelo Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa] de acordo com o Governo".

Recorde-se que o governo japonês anunciou a realização de um funeral de Estado, a 27 de setembro, naquele que será um tributo em grande escala, que está a dividir a opinião pública do país.

Na verdade, milhares de pessoas reuniram-se em Tóquio - mesmo perante um tufão - para protestar contra aquela que será uma cerimónia não religiosa, realizada no Nippon Budokan, uma arena originalmente construída para as Olimpíadas de Tóquio de 1964 e que, desde então, se tornou um local popular para eventos culturais e desportivos.

De notar que as cerimónias fúnebres de índole religioso realizaram-se na semana passada, num templo em Tóquio, com a presença de cerca de mil pessoas, incluindo políticos e líderes empresariais.

O funeral de Estado, por sua vez, custará cerca de 1,7 mil milhões de ienes (12,1 milhões de euros), estando prevista a presença de representantes de mais de 190 países e territórios, incluindo cerca de 50 chefes de Estado.

Leia Também: Milhares protestam em Tóquio contra funeral de Estado de Shinzo Abe

Recomendados para si

;
Campo obrigatório