Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2022
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º

Tentativa de fuga na cadeia de Ponta Delgada. A 2.ª no espaço de meses

Buraco feito em ala com 33 reclusos dava acesso direto à rua.

Tentativa de fuga na cadeia de Ponta Delgada. A 2.ª no espaço de meses
Notícias ao Minuto

11:02 - 23/09/22 por Notícias ao Minuto

País Prisão

Houve uma tentativa de fuga da prisão de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, na quarta-feira, dia em que a ministra da Justiça visitou o estabelecimento prisional.

De acordo com Ivo Garcia, dirigente do sindicato da Guarda Prisional dos Açores, os reclusos estavam a fazer um buraco para fugir. O alerta foi dado pelos vizinhos do estabelecimento prisional que ouviram barulho durante a noite.

Quando descobriram o buraco, este já tinha "umas medidas significativas, com um metro de altura, 60 centímetros de largura e 80 centímetros de profundidade". "Faltavam apenas 20 centímetros para se concluir a abertura deste buraco", contou o dirigente sindical à Antena 1 Açores, acrescentando que o mesmo dava acesso diretamente à rua.

O buraco, ainda segundo Ivo Garcia, "foi feito num corredor, que foi transformado em zona prisional e onde, neste momento, estão 33 reclusos". 

O sindicato já tinha alertado para a insegurança desta zona porque os guarda prisionais só conseguem visualizar as camas, os cacifos e o material que lá está. "Raramente" têm acesso à zona que serve de armazém e onde foi feito o buraco.

Recorde-se que esta é a segunda tentativa no espaço de três meses de uma fuga da prisão de Ponta Delgada. A primeira aconteceu no passado mês de junho.

Na visita ao estabelecimento prisional de Ponta Delgada, na quarta-feira, a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, reconheceu que o estabelecimento prisional tem "uma ala que não pode continuar assim" e a urgência de um novo edifício prisional em São Miguel.  

Leia Também: MP pede prisão para suspeito de tráfico humano de trabalhadores agrícolas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório