Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

AMN e Marinha alertam para pioria do tempo (a partir de hoje) nos Açores

Fique com as recomendações das autoridades.

AMN e Marinha alertam para pioria do tempo (a partir de hoje) nos Açores
Notícias ao Minuto

16:01 - 22/09/22 por Notícias ao Minuto

País Açores

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha Portuguesa deixaram, esta quinta-feira, um alerta sobre o agravamento das condições meteorológicas no arquipélago dos Açores a partir de hoje. 

De acordo com um comunicado publicado no site oficial da AMN, "a previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores, entre as 18h00 de hoje, 22 de setembro, e as 12h00 de domingo, 25 de setembro".

Assim, adianta ainda a mesma nota, são esperados "ventos com uma intensidade média de até 75km/h e rajadas até 140km/h, proveniente de direções variáveis".

Neste seguimento, ambas as autoridades alertam "toda a comunidade marítima e a população em geral" para os cuidados a ter, "tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras".

São eles: 

  • "Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
  • Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
  • Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras."

Leia Também: Tempestade provoca chuva nos grupos Central e Ocidental dos Açores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório