Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Tempestade provoca chuva nos grupos Central e Ocidental dos Açores

O IPMA prevê que a tempestade tropical Gaston provoque chuva forte e vento com rajadas entre os 90 e os 100 quilómetros/hora nas ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores a partir de sexta-feira.

Tempestade provoca chuva nos grupos Central e Ocidental dos Açores
Notícias ao Minuto

13:31 - 22/09/22 por Lusa

País IPMA

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou que a influência da tempestade deve começar a sentir-se a partir de hoje nos Grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Faial, Terceira, Pico, São Jorge e Graciosa), "com precipitação que poderá ser por vezes forte".

De acordo com a atual trajetória prevista para a tempestade, estima-se que no sábado, às 06:00, seja o momento em que fique mais próxima dos Açores, a 40 quilómetros a noroeste do Faial.

A tempestade deve começar a afetar o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) a partir de sexta-feira, acrescenta o IPMA.

Também na sexta-feira, é esperado "um aumento da intensidade do vento nos Grupos Ocidental e Central, com rajadas entre 90 e 100 quilómetros por hora".

De acordo com o IPMA, pelas 09:00 de hoje (10:00 em Lisboa), o centro da tempestade tropical "localizava-se a aproximadamente 380 quilómetros a Oeste/Noroeste da ilha das Flores".

"Ao longo do dia de hoje, o ciclone deverá alterar a sua trajetória para leste", refere o IPMA, que volta a atualizar as previsões pelas 22:00 locais (23:00 em Lisboa).

Leia Também: Seis distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório