Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Portugal saúda a abolição da pena de morte na Guiné Equatorial"

O Ministério dos Negócios Estrangeiros destacou que "Portugal é firmemente contra a aplicação desta prática cruel, desumana e injustificada".

"Portugal saúda a abolição da pena de morte na Guiné Equatorial"
Notícias ao Minuto

15:19 - 21/09/22 por Notícias ao Minuto

País MNE

O Ministério dos Negócios Estrangeiros saudou, esta quarta-feira, a “abolição da pena de morte na Guiné Equatorial” e lembrou que o país honrou o “compromisso assumido quando aderiu à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2014.

“Portugal saúda a abolição da pena de morte na Guiné Equatorial. Após aprovação, assinatura e publicação do novo Código Penal, honra o compromisso assumido quando aderiu à CPLP no sentido de abolir esta prática cruel”, destacou o ministério tutelado por João Gomes Cravinho, na rede social Twitter.

A publicação sublinhou que “Portugal é firmemente contra a aplicação desta prática cruel, desumana e injustificada em qualquer lugar e em qualquer circunstância” e que “continuará a pugnar, em todos os fóruns, pela abolição universal e definitiva da pena capital”.

O vice-Presidente equato-guineense, Teodoro Nguema Obiang Mangue, anunciou ontem na sua página na rede social Facebook que a "Guiné Equatorial aboliu a pena de morte", considerando este como um passo "histórico" para o país.

“Histórico e memorável para o nosso país na gestão do respeito dos Direitos Humanos. Escrevo com letras maiúsculas para selar este momento único: A GUINÉ EQUATORIAL ABOLIU A PENA DE MORTE", referiu o vice-presidente, filho do presidente Teodoro Obiang, no poder desde 1979.

Após o anúncio, a Alta Comissária interina das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Nada Al-Nashif, saudou a adoção do novo código penal.

Leia Também: Eleições na Guiné Equatorial realizam-se a 20 de novembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório