Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

"Necessidade de mudança política e institucional é sentida por muitos"

Um artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores.

"Necessidade de mudança política e institucional é sentida por muitos"
Notícias ao Minuto

08:57 - 20/09/22 por Notícias ao Minuto

País Opinião

"João Cotrim de Figueiredo é a favor dos cerca de 4.000 milhões de euros de excedente de receita se devolva aos portugueses.

Por outro lado, apelida António Costa de "o primeiro-ministro do medo" e da "receita recorde". Há um clima de caos, medo e ansiedade. Medo que as pessoas têm de ter que escolher entre os medicamentos e ter alimentos em casa. As pessoas estão a viver pior e com muitas dificuldades para chegar ao fim do mês com dinheiro nos bolsos.

A Iniciativa Liberal considerou que as medidas apresentadas pelo Governo para combater a inflação mostram que "a montanha pariu um rato" e acusou o Governo de "propaganda" e "manipulação da opinião pública",  sendo muito mais "cosmética" do que "estruturais".

A necessidade de mudança política e institucional profundas, com o aparecimento de novos partidos - que é o caso do IL -, é sentida por muitos cidadãos, e suscitam a esperança de que é possível concretizá-la.

O Governo de António Costa está em funções há muito pouco tempo, cerca de meio ano, mas já esteve envolvido em inúmeras polémicas e erros.

Todas estas polémicas dão uma sensação de desnorte e perplexidade. Qualquer governo pode cometer erros, mas tantos em tão pouco tempo fazem mossa e deixam os cidadãos perplexos.

Por outro lado, a escalada dos preços da eletricidade, do gás, dos combustíveis e bens essenciais torna a vida dos portugueses muito difícil. O custo de vida está insuportável.

Vamos ter um outono muito agitado, greves em catadupa para aumento dos salários. A inflação estava em Agosto em 9%. O Governo só quer dar 3% de aumento nos salários. 

Os próximos tempos serão marcados pelo OE2023, pacote de apoio à inflação, reforma das pensões, medidas para fazer face à crise energética, SNS e urgências, seca e incêndios e polémica com Ministros.

Há muitos portugueses que querem romper com o bipartidarismo entre PS e PSD. Outros refugiam-se no PS para terem segurança, subsídios ou emprego. Para qualquer lado da sociedade portuguesa, está um 'rosinha'."

--

No dia 26 de Setembro (segunda-feira), pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, o Clube dos Pensadores (CdP) faz a sua rentrée. A convite de Joaquim Jorge, biólogo e seu fundador, terá presente, João Cotrim de Figueiredo, líder do IL (Iniciativa Liberal) que nas últimas eleições teve um resultado muito interessante, elegendo oito deputados e tem vindo a subir nas sondagens.

Leia Também: "Os professores são a classe mais vilipendiada que há em Portugal"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório