Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 26º

Em dez anos, mais de oito mil pessoas mudaram de nome em Portugal

Só no ano passado, foram mais de 1.200 os cidadãos nacionais que alteraram o nome ou o apelido no Registo Civil. 

Em dez anos, mais de oito mil pessoas mudaram de nome em Portugal
Notícias ao Minuto

09:13 - 16/09/22 por Notícias ao Minuto

País Registo Civil

Em dez anos, mais de oito mil pessoas mudaram de nome em Portugal. A notícia é revelada, esta sexta-feira, pelo Jornal de Notícias, que sublinha ainda que o processo tem o custo de 200 euros. 

De acordo com dados do Ministério da Justiça à publicação, entre 2012 e 2021 foram realizadas 8.277 alterações. Só no ano passado, foram mais de 1.200 os cidadãos nacionais que alteraram o nome ou o apelido no Registo Civil. 

Mas esta não é uma mudança que possa ser feita de ânimo leve, tendo de ser devidamente justificada ao Instituto de Registos e Notariado (IRN) - com exceção de, genericamente, casos de casamentos, divórcios ou adoções. Se no primeiro caso o IRN tem de dar 'aval' e o cidadão tem de esperar pelos trâmites processuais, nos casos de mudança no estado civil os portugueses têm apenas de entregar o pedido e aguardar. 

Para iniciar um processo de mudança de nome, terá de se dirigir a uma Conservatória do Registo Civil e preencher os formulários. Há casos específicos - como mudança de nome devido a alteração de género - em que poderão ser pedidos documentos adicionais. Nesta situação, a mudança de nome é gratuita

Leia Também: Cartão de Cidadão. Serviço online poupou mais de 3 milhões de deslocações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório