Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Portugal decreta três dias de luto nacional pela morte de Isabel II

Luto decorrerá nos próximos dias 18, 19 e 20 de setembro. O Conselho de Ministros justifica a decisão com o facto de o Reino Unido ser “o mais antigo aliado” de Portugal.

Portugal decreta três dias de luto nacional pela morte de Isabel II

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o “decreto que declara o luto nacional por três dias como justa homenagem a sua Majestade a Rainha Isabel II”. O luto decorrerá nos próximos dias 18, 19 e 20 de setembro

Em comunicado, o Conselho de Ministros justifica a decisão com o facto de o Reino Unido ser “o mais antigo aliado” de Portugal e de a rainha Isabel II ter “marcado profundamente a segunda metade do século XX”.

“Sua Majestade a Rainha Isabel II do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte marcou profundamente a segunda metade do século XX e o primeiro quartel do século XXI. Assim, neste momento de prolongado e profundo luto no nosso mais antigo Aliado, entende o Governo declarar o luto nacional nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2022”, lê-se.

A rainha Isabel II morreu aos 96 anos, na passada quinta-feira, no Castelo de Balmoral, na Escócia, após mais de 70 anos do mais longo reinado da história do Reino Unido. O funeral realiza-se na próxima segunda-feira, dia 19 de setembro, e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres, e tornou-se rainha de Inglaterra em 1952, aos 25 anos, na sequência da morte do pai, George VI, que passou a reinar quando o irmão abdicou. Após a morte de Isabel II, o filho primogénito assume, aos 73 anos, as funções de rei como Carlos III.

Leia Também: Guterres diz que rainha Isabel II deixa "vazio impossível de preencher"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório