Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Chuva inunda ruas em Lisboa e Loures. Mais de 370 ocorrências em Portugal

Imagens nas redes sociais mostram os resultados da força das chuvas. Manteigas é a situação mais complicada.

Notícias ao Minuto

11:36 - 13/09/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Chuva

A Proteção Civil registou entre as 00h00 e as 08h00 de hoje 374 ocorrências relacionadas com o mau tempo no continente, sobretudo inundações e queda de árvores, com mais incidência nos distritos de Lisboa e Setúbal.

Das ocorrências, 111 dizem respeito a quedas de árvores e 141 a inundações, 75 a limpeza de via e 42 a quedas de estruturas.

Há, nas redes sociais, vídeos que mostram a violência das chuvas e ruas de Lisboa - a Avenida de Berlim - e de Loures alagadas. Estes - que se encontram abaixo - foram publicados na página especializada 'Meteo Trás-os-Montes', no Facebook. 

Na galeria acima pode ainda ver um vídeo do Notícias ao Minuto que mostra a força da precipitação na zona do Parque das Nações. 

Mas, no continente, "a ocorrência mais grave foi registada às 03h48 em Sameiro, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda. A chuva que caiu na zona arrastou terras e detritos das áreas ardidas da serra da Estrela", disse à Lusa o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). 

Já o presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, disse que "os danos são enormes, várias viaturas foram arrastadas pela força da água, há casas e negócios afetados, estradas, iluminação pública, infraestruturas de água e saneamento, equipamentos desportivos e lúdicos, entre outros".

Leia Também: Chuva arrasta detritos e terras em Manteigas. "Cenário de destruição"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório