Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

IPBeja colocou 318 novos estudantes preenchendo 62,23% das vagas

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) colocou 318 novos estudantes nas suas 16 licenciaturas, na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), representando o preenchimento de "62,23%" das vagas disponíveis, foi hoje divulgado.

IPBeja colocou 318 novos estudantes preenchendo 62,23% das vagas
Notícias ao Minuto

14:54 - 12/09/22 por Lusa

País Ensino Superior

Em comunicado enviado à agência Lusa, o IPBeja indica que tinha nesta primeira fase um total de 511 vagas colocadas a concurso, sublinhando, também, que sete dos 16 cursos disponíveis ficaram totalmente preenchidos com a entrada dos 318 novos estudantes.

"Estes 318 novos estudantes vão agora juntar-se aos 235 candidatos já colocados nas licenciaturas do IPBeja através dos concursos locais", pode ler-se no documento.

Os 553 novos estudantes, entre os que ingressam através do CNAES e os que ingressaram através dos restantes regimes, permitem ao IPBeja encarar as próximas fases de colocação com "otimismo", acreditando ainda a instituição que os alunos colocados através dos concursos locais "irão garantir" o preenchimento das vagas dos cursos menos procurados através do CNAES.

"O número de novos estudantes já colocados nesta fase permite ao IPBeja encarar a próxima fase do CNAES com tranquilidade", acrescenta.

No entanto, o IPBeja recorda que, no presente ano, de acordo com a nota da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), nesta 1.ª fase apresentaram-se a concurso "61.507 candidatos", numa "diminuição de 3,9%" dos candidatos a nível nacional face à mesma fase do ano anterior.

"De acordo com a mesma nota da DGES, das 54.641 vagas, colocadas a concurso, sobraram 5.284 para a segunda fase do CNAES o que representa uma diminuição de 17,3% em relação à mesma fase do concurso de 2021", lamenta.

Os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior foram conhecidos no domingo, tendo o Ensino Politécnico registado a colocação de cerca de 20 mil candidatos, contabilizou o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), num comunicado enviado à Lusa.

De acordo com os dados que foram conhecidos, o CCISP indicou que, em termos globais, nesta 1.ª fase, no Politécnico foram preenchidas 83% das vagas iniciais disponibilizadas, existindo ainda vagas para a 2.ª fase para os estudantes que não obtiveram a colocação pretendida.

Além disso, segundo o CCISP, o número de vagas preenchidas nos Politécnicos situados em regiões de menor densidade demográfica aumentou cerca de 6% (13.351 estudantes colocados).

Leia Também: Ensino Superior. Estudantes "estão colocados, mas desalojados"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório