Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

9 de setembro. Dia Mundial da Grávida nasceu em 2011

O dia foi escolhido em referência as nove meses de gestação.

9 de setembro. Dia Mundial da Grávida nasceu em 2011
Notícias ao Minuto

13:25 - 09/09/22 por Notícias ao Minuto

País Grávida

Assinala-se, esta quinta-feira, o Dia Nacional da Natalidade, que é anualmente marcado a 9 de setembro.

"Esta efeméride foi criada na Assembleia da República em 2011 e tem como objetivo debater as questões da natalidade e da maternidade e reconhecer o papel das mães e dos casais no equilíbrio demográfico de Portugal", lembra uma nota publicada no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS)

Dada o Dia da Grávida, como é comumente conhecido, algumas unidades hospitalares  decidiram assinalar o dia com atividades para as gestantes e para os acompanhantes. É do Centro Hospitalar de Leiria, que teve atividades que decorreram ao longo da manhã. "Terão oportunidade de participar na iniciativa que inclui um momento musical, a realização de um workshop de baby wearing, espaço para a realização de exercícios de mobilidade da pelve, assim como uma atividade de dança e ginástica", explicam os responsáveis na nota.

Também o  Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães organizou atividades para a tarde, como a palestra 'Uma visão holística e espiritual da gravidez e da maternidade”, às 15h30, a par da apresentação do serviço de maternidade do hospital.

Mas o dia é assinalado por outros responsáveis, como por exemplo a Polícia de Segurança Pública, que partilhou a fotografia de uma agente grávida.

Já a Pordata assinalou o dia com a partilha de alguns dados. "Portugal está entre os países da UE com menos filhos por 1.000 mulheres em idade fértil (taxa de fecundidade). Neste Dia Nacional da Natalidade, conheça os dados", escreve a base de dados portuguesa.

O dia acontece entre uma crise que se verifica nos serviços de Obstetrícia e Ginecologia do país, nomeadamente, nas urgências, que geraram algumas situações fraturastes e que levantaram grandes críticas contra o Governo.

Recorde-se que na madrugada seguinte à morte de uma paciente que estava grávida, a ministra da Saúde anunciou a sua demissão. O momento da saída de Marta Temido foi questionado na quinta-feira quinta, e a governante demissionária sublinhou ter "a plena consciência de que há ocasiões em que avaliamos, também, aquilo que é o nosso contexto pessoal".

Leia Também: Portugueses em Londres tristes com morte de rainha que "era como uma mãe"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório