Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Privacidade online. "Passwords fortes" é um dos conselhos da GNR

As autoridades advertem os usuários da Internet a protegerem-se enquanto navegam.

Privacidade online. "Passwords fortes" é um dos conselhos da GNR
Notícias ao Minuto

17:39 - 08/09/22 por Notícias ao Minuto

País Cibersegurança

A Guarda Nacional Republicana (GNR) alerta para os cuidados a ter em relação à privacidade online de forma a que a segurança seja privilegiada numa altura em que são cada vez mais recorrentes os ataques informáticos. 

Como tal, as autoridades deixaram algumas recomendações nas redes sociais "para melhorar a privacidade" enquanto se navega na Internet.

Entre os conselhos, está a utilização de palavras-passe fortes e navegar online em modo privado, bem como a não partilha de dados pessoais nas redes sociais e sites de consulta.

A GNR advertiu ainda para a importância de se manter o antivírus atualizado.

De salientar que, após o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) ter sofrido um "ciberataque prolongado e sem precedentes", que teve como resultado a exfiltração de documentos classificados da NATO, o Ministério da Defesa Nacional revelou, esta quinta-feira que averiguará "todos os indícios de potencial quebra de segurança informática".

O ataque informático ao EMGFA é considerado de "extrema gravidade" e terão sido os ciberespiões da Inteligência norte-americana a detetar "à venda na darkweb centenas de documentos enviados pela NATO a Portugal, classificados como secretos e confidenciais".

Perante este incidente, fonte do gabinete de António Costa comentou: "O Governo pode garantir que o Ministério da Defesa Nacional e as Forças Armadas trabalham diariamente para que a credibilidade de Portugal, como membro fundador da Aliança Atlântica, permaneça intacta", adiantando que "a troca de informação entre aliados em matéria de segurança da Informação é permanente nos planos bilateral e multilateral".

Leia Também: GNR recupera "diversas peças de ouro furtadas" em Coimbra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório