Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

"Fiquem tranquilos. Vacinas são tão seguras quanto anteriores"

Graça Freitas esclareceu algumas questões sobre a nova campanha da vacinação.

"Fiquem tranquilos. Vacinas são tão seguras quanto anteriores"
Notícias ao Minuto

11:15 - 08/09/22 por Teresa Banha

País Covid-19

A diretora-geral da Saúde (DGS) pediu, esta quinta-feira, para que as pessoas estejam tranquilas quanto a esta nova fase de vacinação, e apelou à presença daqueles que são chamados.

"Fiquem tranquilos. Vacinas são tão seguras quanto anteriores", continuou, apontado que o componente extra que está nesta novas vacinas é uma "mais valia". "Está adaptado às variantes que circulam neste momento [...]", reiterou, garantindo que para além de segura é eficaz.

"É eficaz contra doença grave, hospitalização e morte",  rematou,, acrescentando: "É de vacinar".

"Venha à vacinação. É pela Saúde que estamos a fazer isso. É para que passe um Natal bem passado, e com a família que estamos a fazer este esforço de vacinação"

Em visita ao Centro de Vacinação da Ajuda, em Lisboa, para assinalar o lançamento da campanha de vacinação contra a Gripe e contra a COVID-19 de 2022/3, que começou na quarta-feira, a responsável fez um pedido.

"Venha à vacinação. É pela Saúde que estamos a fazer isso. É para que passe um Natal bem passado, e com a família que estamos a fazer este esforço de vacinação", afirmou Graça Freitas, aos jornalistas, acrescentando: "Queremos vacinar três milhões de pessoas antes do Natal para termos um inverno mais tranquilo". 

Questionada sobre se o objetivo deste apelo era evitar eventuais surtos, a responsável foi peremptória: "É exatamente isso. Queremos que quando se iniciarem as ondas da gripe e da Covid-19 as pessoas já tenham, pelo menos, alguma proteção", sublinhou. "Esta campanha sazonal dedica-se às pessoas mais vulneráveis", lembrou.

Novas vacinas

"As novas vacinas contra a Covid-19 também protegem contra a infeção [e não só contra doença grave], o que é um ganho", disse.

Questionado sobre a eficácia, a responsável ela DGS priorizou: "Antes de falar da eficácia, quero tranquilizar todas as pessoas quanto à segurança. As pessoas estão muito preocupadas com a segurança", apontou, lembrando que no passado "não houve incidentes graves" e que existe apoio nos centros.

"Essa fase que estamos de aparente acalmia - não ter doença grave, internamentos em grande quantidade, pressão nos serviços de Saúde - deve-se à vacinação", lembrou a diretora-geral. "É bom que fique claro", reiterou, lembrando que à semelhança do que se tem vindo a passar ao longo dos anos com a gripe, também com a Covid-19 é "necessário um reforço sazonal", dadas as condições ideias para que estes vírus se propaguem. "É uma coisa natural", notou.

"As novas vacinas contra a Covid-19 também protegem contra a infeção [e não só contra doença grave], o que é um ganho", disse.

Questionada sobre eventuais mudanças de visitas nas unidades hospitalares, a responsável lembrou que estas decisões “são da responsabilidade dos conselhos de administração.” “Mas peço: liberalizem um bocadinho mais as visitas aos doentes. Têm de ter mecanismos de controlo, não de restrição. A DGS não limita as visitas, mas pede que organizem todo o seu circuito para minimizar contágios", explicou.

[Notícia atualizada às 11h37]

Leia Também: DGS abre concursos para financiamento de projetos de diversas infeções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório