Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

DGS quer "vacinar rapidamente 3 milhões de pessoas". Máscara? Pode voltar

Graça Freitas não descarta o regresso da máscara e apresenta o calendário de vacinação.

DGS quer "vacinar rapidamente 3 milhões de pessoas". Máscara? Pode voltar
Notícias ao Minuto

08:41 - 05/09/22 por Marta Amorim

País Vacinação

A campanha de vacinação contra a Covid-19 e gripe começa esta quarta-feira, e prolonga-se até ao dia 17 de dezembro. O processo começa, "simbolicamente", nalguns centros, no dia 7, e em "produção massiva" no resto do país, a 8, sublinhou Graça Freitas, esta manhã de segunda-feira, à RTP. 

A vacinação começa para pessoas com 80 ou mais anos de idade e pessoas de qualquer idade elegíveis com comorbilidades ou doenças crónicas.

Depois, "daqui a uma mês", será para pessoas com mais de 70 anos - fase que dura até 4 de novembro. A partir dessa data, serão chamadas as pessoas com 60 ou mais anos de idade.

Estas convocatórias terminarão a 17 de dezembro, o que "não quer dizer que termine a data de vacinação", garante a Diretora-Geral da Saúde.

Estão ainda incluídos nesta lista profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Estas pessoas serão contactadas, sendo que nos centros mais pequenos poderão ser contactadas de duas formas - via mensagem ou chamada telefónica. 

Sempre que cada faixa etária estiver vacinada a 80%, será instaurado o regime de Casa Aberta, onde a cada pessoa basta comparecer no local para poder receber a vacina. 

"Este é o plano montado para vacinar rapidamente 3 milhões de pessoas", referiu Graça Freitas, que admite lugar para ajustes.

As vacinas a ser utilizadas nesta campanha de vacinação serão as adaptadas contra as novas variantes, recomendadas  pela EMA, uma vez  que estas vacinas têm um perfil de eficácia e segurança adaptado às atuais variantes de SARS-Cov-2 em vacinação. Contudo, para quem nunca foi vacinado contra a Covid-19, as únicas vacinas aprovadas são as originais.

Graça Freitas não descarta regresso da máscara 

"Pode acontecer", revela Graça Freitas, sobre o possível retorno do uso da máscara em espaços públicos cuja obrigatoriedade foi recentemente levantada. 

"Vamos provavelmente ter vagas, para a gripe e para a Covid-19, e será de senso comum (...) voltarmos a ter por nós próprios alguma contenção de proteção", asseverou. 

Leia Também: Covid-19. Existe "uma tendência crescente de novos casos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório