Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Megaoperação apanha esconderijo de 'droga da alta sociedade' em Espanha

Guardia Civil apreendeu 13 quilos da droga 2CB, conhecido como cocaína rosa ou droga da alta sociedade. Foi a maior quantidade desta substância apreendida pelas autoridades em Espanha.

Megaoperação apanha esconderijo de 'droga da alta sociedade' em Espanha
Notícias ao Minuto

08:06 - 31/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guardia Civil

A Guardia Civil das Ilhas Baleares apreendeu, em Ibiza, o maior esconderijo da droga 2CB, conhecida como 'cocaína rosa' ou 'droga da alta sociedade'. Bastaram 13 quilos para se considerar a maior quantidade desta substância apreendida pelas autoridades em Espanha, quantidade que, no mercado, teria um valor superior a dois milhões de euros.

De acordo com o jornal El País, foram detidas 14 pessoas, acusadas de fabricar e distribuir a substância cujo valor elevado, efeitos psicotrópicos e o facto de ser altamente viciante a tornam a 'droga dos ricos'. Já o jornal El Mundo avança apenas a detenção de 12 indivíduos.

A última vez que foi apreendida uma quantidade elevada desta droga foi em 2021, detalha o El Mundo, quando foram apanhados 11 quilos na posse de um cidadão holandês alegadamente ligado à máfia turca.

Os sujeitos detidos, com ligações a uma rede criminosa na Colômbia, tinham - além daquela quantidade de 2CB - uma pistola metralhadora, três revólveres e cerca de meio milhão de euros em dinheiro.

A megaoperação em causa foi denominada Fora Via, uma operação da Guarda Civil espanhola realizada na ilha de Ibiza em colaboração com a NCA britânica, a Europol e autoridades colombianas. O El Mundo indica que os detidos eram, na maioria, britânicos. 

A rede criminosa, sediada em Ibiza, importava a droga da Colômbia e tratava de todo o processo até à venda e distribuição final.

De acordo com a investigação, grupo era “extremamente violento” e não se coibiu de usar a violência para cobrar dívidas da droga. 

Além dos 13 quilos de cocaína rosa, foram ainda apreendidos 16,4 kg de cocaína, 5,6 kg de cetamina, 87.000 doses individuais (comprimidos) de várias substâncias, principalmente MDMA.

Relativamente a outros bens foram ainda apanhados 439 mil euros em dinheiro, 30.000 libras esterlinas, 12 mil dólares, 10 veículos de médio e alto padrão e vários relógios de luxo.

Leia Também: Apreendidos 89 quilos de cocaína na Alfândega do Aeroporto de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório