O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), através da 1.ª Divisão Policial, realizou, no dia 27 de agosto, uma Operação Especial de Prevenção Criminal (OEPC) no Cais do Sodré, de modo a prevenir a criminalidade naquela área.
A ação ocorreu entre as 0h00 e as 6h00, contando com a mobilização de 100 operacionais de diversas valências da PSP, entre elas Equipas de Intervenção Rápida, Equipas de Investigação Criminal, e Equipas de Prevenção e Reação Imediata (EPRI).
"No decurso da operação, foi detido um cidadão pelo crime de resistência e coação sobre funcionário, e dois cidadãos por posse de produto estupefaciente", revelam as autoridades, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Além disso, cerca de 120 pessoas foram identificadas, resultando na apreensão de um x-ato, um aerossol de defesa (gás pimenta), e "diverso produto estupefaciente por ilícito contraordenacional".
"Foi igualmente identificado um suspeito da prática de três crimes de furto por carteirista, não tendo, no entanto, os visados procedido à apresentação da respetiva queixa, para início de procedimento criminal", aponta a PSP.
Por fim, foram "executadas ações de fiscalização de estabelecimentos comerciais, para as quais se contou com a cooperação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e Autoridade Tributária (AT)", que resultaram na "elaboração de um auto por falta de higiene, quatro autos por não emissão de fatura, e de um auto por emissão irregular de fatura".
Em causa está a "prática de ilícitos criminais, incluindo o roubo, cometidos com recurso a armas proibidas, na zona do Cais do Sodré e área envolvente", particularmente entre a 1h00 e as 5h00, aos fins de semana. Desde o início do ano, a PSP já deteve, em flagrante delito, cerca de 40 suspeitos.
"A PSP espera que com estas ações se consiga reforçar os índices de segurança dos cidadãos em geral e nos utentes dos espaços de diversão noturna do Centro de Lisboa", remata a força policial.
Leia Também: PSP faz operação policial de fiscalização rodoviária junto ao rio Trancão