Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Militar da Marinha 'ao leme' de missão da União Europeia em Moçambique

O oficial tomará posse no próximo dia 9 de setembro. 

Militar da Marinha 'ao leme' de missão da União Europeia em Moçambique
Notícias ao Minuto

11:02 - 24/08/22 por Notícias ao Minuto

País Marinha

O Comodoro Fuzileiro Rogério Martins de Brito foi o escolhido para comandar a missão de treino da União Europeia em Moçambique, informa uma nota publicada no site da Marinha Portuguesa. De acordo com a mesma fonte, o oficial tomará posse no próximo dia 9 de setembro. 

Em causa está uma missão que tem o objetivo de "apoiar e formar as Forças Armadas Moçambicanas para a capacitação dos militares no incremento da proteção da população civil e na resposta às ameaças securitárias".

Rogério Martins de Brito ingressou na Marinha em 1986, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais, no ramo de Fuzileiros, pela Escola Naval cinco anos mais tarde.

Possui o Curso Geral Naval de Guerra (CGNG), frequentado em 2002, o Curso de Estado-Maior Conjunto (CEM-C), em 2011/12, e o Curso de Promoção a Oficial General (CPOG), em 2020/21.

Em agosto de 2021, após conclusão desta última formação, reassumiu o cargo de 2.º comandante do Corpo de Fuzileiros, que tinha também detido entre 2018 e 2020. 

Durante a carreira participou em várias missões, destacando-se a Operação Stabilise (1999/00) em Timor-Leste, a bordo do NRP Vasco da Gama, e em várias operações no combate ao narcotráfico. 

Foi ainda chefe do Grupo de Trabalho para a criação do Curso de Aperfeiçoamento em Operações Especiais de Marinha, em 2007, tendo nesse mesmo ano ministrado um curso similar ao GOE/PSP de Macau, naquele território.

Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, dos quais se realçam as Medalhas de Serviços Distintos, Mérito Militar, Cruz Naval, Comportamento Exemplar, Comissões Especiais e a Meritorious Service Medal agraciado pela Marinha Norte-Americana, de acordo com a informação avançada pelo referido ramo das Forças Armadas.

Leia Também: Marinha reforçou vigilância a trasfega de crude desde início da guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório