Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Afinal, Maternidade Alfredo da Costa não vai encerrar bloco de partos

Bloco de partos iria encerrar já esta noite.

Afinal, Maternidade Alfredo da Costa não vai encerrar bloco de partos

O bloco de partos da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, não vai, afinal, encerrar entre as 21 horas desta terça-feira até às 9 horas de sexta-feira. A informação foi avançada, esta terça-feira, em conferência de imprensa, por Ricardo Mira, diretor da área de Ginecologia e Obstetrícia.

“Uma boa notícia: o encerramento já foi. Aquilo que era previsível estar encerrado, hoje e amanhã, já conseguimos dar a volta e colmatar as falhas. Posso garantir que, até ao final do mês de agosto, a MAC vai estar em pleno”, frisou o responsável aos jornalistas.

Ricardo Mira revelou que a decisão se deve “ao grande esforço dos profissionais” e que, em setembro, “apesar de ainda ser cedo” e de haver “algumas falhas por colmatar”, está confiante de que “ainda é possível resolver o problema”.

O responsável explicou que foi necessário “optar pelos profissionais que tinham menos horas extraordinárias” para colmatar as falhas.

Na mesma conferência de imprensa, foi ainda revelado que, apesar de a Maternidade Alfredo da Costa estar “em estado de contingência”, foi “possível realizar 12 partos vindos do exterior”. “Todos os outros hospitais estão também com condições precárias e, naturalmente, as grávidas chegam aqui em trabalho de parto e nós temos de as aceitar”, explicou Teresinha Simões, diretora do Serviço de Urgências da MAC, que garantiu que durante este mês todas as escalas para o bloco de partos e urgências “estão asseguradas com os mínimos”.

Uma “solução a longo prazo” passaria pela contratação de mais médicos. “Estamos todos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), com um número muito inferior àquele que seria o ideal e temos também vários profissionais com uma faixa etária superior a 50 anos e, naturalmente, é mesmo com muito boa vontade que continuam a fazer urgências”, disse.

O bloco de partos da Maternidade Alfredo da Costa estaria encerrado entre as 21 horas desta terça-feira e as 9 horas de sexta-feira e as 21 horas de sábado e as 9 horas de domingo.

[Notícia atualizada às 12h55]

Leia Também: Várias urgências de Obstetrícia voltam a encerrar nos próximos dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório