Como Portugal entrou este domingo, às 00h00, em situação de alerta, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil notificou, esta manhã, a população através de uma mensagem para o telemóvel.
Por volta das 9h00, o aviso de que o país se encontra em "risco extremo de incêndio rural" foi feito, acompanhado da recomendação "não use fogo no espaços rurais/florestais".
O país experiencia novamente um aumento das temperaturas, após semanas com fogos que, só na serra da Estrela, destruiram mais de 28 mil hectares.
A situação de alerta, anunciada na sexta-feira, mas formalizada no sábado, por decisão dos ministérios da Administração Interna, Defesa Nacional, do Trabalho, da Saúde, do Ambiente e da Agricultura, prevê medidas extraordinárias e será reavaliada pelo Governo na segunda-feira.
© D.R.
O Governo estima que, deste o início do ano, já arderam 92 mil hectares em incêndios, disse na sexta-feira, a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.
O Parque Natural da Serra da Estrela foi atingido, desde julho, por cinco grandes incêndios que afetaram 25% da sua área total e causaram efeitos negativos "muito significativos em locais de sensibilidade ecológica elevada", segundo o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Leia Também: Mais de 900 operacionais envolvidos no combate aos fogos pelas 9h