Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Mais de 500 bombeiros no combate ao fogo em Ourém pelas 23h00

O incêndio que deflagrou em Ourém, no distrito de Santarém, mobilizava às 23:00 de hoje mais de 500 operacionais, sendo o único fogo ativo em Portugal continental que reunia mais preocupações, segundo a Proteção Civil.

Mais de 500 bombeiros no combate ao fogo em Ourém pelas 23h00
Notícias ao Minuto

23:05 - 19/08/22 por Lusa

País Incêndio

Segundo a página oficial na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 23:00 estavam no terreno 515 operacionais, com o apoio de 154 viaturas.

O fogo que deflagrou hoje, às 14:40, no Carvalhal, na freguesia de Espite, e se estendeu às localidades vizinhas, obrigou ao corte da circulação ferroviária na Linha do Norte, desde cerca das 18:30, indicou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

Um aviário foi destruído por este fogo, provocando um prejuízo de cerca de um milhão de euros, disse à Lusa fonte da empresa situada em Resouro, na freguesia de Urqueira.

Pelo menos 50 pessoas foram retiradas hoje das suas casas, por precaução, devido a este incêndio, disse à Lusa o presidente Câmara de Ourém, Luís Albuquerque.

De acordo com Luís Albuquerque, pelas 20:40, o incêndio continuava "com duas frentes ativas" e "com grande intensidade".

A tarde de hoje também ficou marcada por um acidente entre um veículo dos bombeiros, que combatia este incêndio, e um automóvel, tendo provocado três feridos ligeiros, ocupantes da viatura particular, que foram assistidos no Hospital de Leiria.

Em Encosta do Sol, concelho de Amadora, distrito de Lisboa, deflagrou às 20:57 um incêndio que mobilizava às 23:00 de hoje 75 operacionais, com 19 meios terrestres.

Fonte do CDOS de Lisboa adiantou à Lusa, pelas 22:30, que o fogo lavrava em zona de mato e não colocava em perigo qualquer infraestrutura.

Em todo o país, em ações de rescaldo e consolidação ou em fogos já dados como extintos, mantinha-se no terreno 1.498 bombeiros, com o apoio de 485 viaturas, num total de 40 ocorrências.

O fogo que deflagrou em 06 de agosto no concelho da Covilhã e atingiu a serra da Estrela, estendendo-se ao distrito da Guarda, nos municípios de Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, e atingiu ainda o concelho de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, já dado como dominado, mobilizava ainda, pelas 23:00, 641 operacionais, com o apoio de 219 viaturas.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou hoje que o território continental vai estar em situação de alerta entre os dias 21 e 23 de agosto devido ao risco de incêndios.

José Luís Carneiro explicou também que a determinação da situação de alerta durante este período pressupõe "especiais limitações quanto ao uso do fogo, ao uso de máquinas e ao uso de trabalhos agrícolas, bem como no que diz respeito ao acesso aos espaços florestais", sublinhando que a utilização do fogo é apontada como causa em 54% das ocorrências, aos quais se juntam outros 10% de causas diversas.

Leia Também: Destruição de aviário em Ourém provoca prejuízo de 1 milhão de euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório