Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Presidente do IEFP demite-se após polémica com subsídio de desemprego

Governo aceitou esta quinta-feira o pedido de demissão da presidente do IEFP, Adelaide Franco.

Presidente do IEFP demite-se após polémica com subsídio de desemprego
Notícias ao Minuto

08:23 - 19/08/22 por Marta Amorim

Economia IEFP

A presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) pediu a demissão esta quinta-feira - e o Governo aceitou.

A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, que garante que esta demissão acontece após a polémica da acumulação de subsídio de desemprego com colaborações pontuais na mesma empresa que a despediu, e da qual é sócia Adelaide Franco, a demissionária. 

Ao mesmo jornal, fonte oficial do ministério do Trabalho e da Segurança Social confirmou que a tutela aceitou a demissão de Adelaide Franco, “que se encontra a exercer o cargo em regime de substituição”. “Estão já agendadas entrevistas com os candidatos indicados pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) que reúnem condições para exercerem o cargo de presidente, mas também para o cargo de vogal", adiantou ainda a fonte. 

Também o Jornal de Negócios divulgou, no passo mês, que Adelaide Franco foi despedida da empresa da qual era sócia - tendo recebido subsídio de desemprego entre maio de 2020 e outubro de 2021.

Durante o período do subsídio desenvolveu várias atividades que classifica como “pontuais” e não remuneradas relacionadas com esta empresa, na qual viria a ser reintegrada, meses antes de assumir a presidência do IEFP.

Voltou a ser contratada pela sua própria empresa em outubro de 2021, mas durante o período em que recebeu o apoio, continuou a colaborar com a empresa e até a participou em conferências. Também assinou documentos na qualidade de “fundadora e CEO” da empresa. Adelaide Franco justificou o facto de ter aparecido identificada, neste período, como CEO da Mindsetplus, com um atraso na atualização do seu LinkedIn.

A filha de Adelaide Franco será a gerente da empresa. 

Apesar do pedido de demissão, ainda não é conhecido o parecer do Instituto da Segurança Social, que determina, ou não, a presidente do IEFP a devolver o valor dos subsídios de desemprego que recebeu.

Leia Também: Hoje é notícia: Grávida alertou família; Notas falsas à venda na net

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório