Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Catorze distritos em aviso amarelo por causa do calor

Catorze distritos estão sob aviso amarelo por causa do calor, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que nalgumas regiões estendeu o aviso até ao final da tarde de domingo.

Catorze distritos em aviso amarelo por causa do calor
Notícias ao Minuto

07:09 - 19/08/22 por Lusa

País IPMA

Segundo o IPMA, estão sob aviso amarelo (o menos grave) por causa da persistência de temperaturas elevadas, até às 18h de sábado, os distritos de Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Coimbra e Braga.

O aviso estende-se até às 18h de domingo para os distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Bragança.

Na quarta-feira, à saída de uma reunião com o ministro da Administração Interna para avaliar as previsões meteorológicas para os próximos dias, o presidente do IPMA alertou que o país iria atravessar uma terceira onda de calor a partir de sábado.

Depois deste alerta, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor, como o aumento de ingestão de água ou de sumos de fruta e aconselhou a população a evitar o consumo de bebidas alcoólicas, assim como a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h e as 17h.

Numa nota divulgada no 'site', a DGS aconselha igualmente a procura de ambientes frescos e arejados, ou climatizados.

O uso de roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, de chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta são outras das medidas de proteção adicionais recomendadas.

A DGS aconselha ainda a população a evitar "atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior".

Recomenda igualmente que se escolha as horas de menor calor para viajar de carro e pede "atenção especial" aos grupos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

Segundo a autoridade de saúde, os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas "devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24".

Leia Também: Mais de 70 concelhos do Centro e do Algarve em risco máximo de incêndio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório