Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Marcelo louva papel de Guterres na Ucrânia. "Já obteve sucessos visíveis"

No dia em que o secretário-geral da ONU se encontra em Lviv, o Presidente da República destaca que o português "promove, agora, novas pontes de diálogo entre a Ucrânia e a Turquia".

Marcelo louva papel de Guterres na Ucrânia. "Já obteve sucessos visíveis"
Notícias ao Minuto

11:58 - 18/08/22 por Notícias ao Minuto

País Presidente da República

O Presidente da República exaltou hoje a importância do papel do secretário-geral das Nações Unidas no âmbito do conflito na Ucrânia.

Numa nota publicada no site da Presidência esta quinta-feira, dia em que António Guterres se irá encontrar com os presidentes da Ucrânia e da Turquia, Marcelo Rebelo de Sousa frisa que o diplomata "já obteve sucessos visíveis em matéria de fornecimento de cereais" e promove agora "novas pontes de diálogo entre a Ucrânia e a Turquia".

Numa linha de coerência com as atuações no conflito da Ucrânia, em que já obteve sucessos visíveis em matéria de fornecimento de cereais, António Guterres, promove, agora, novas pontes de diálogo entre a Ucrânia e a Turquia.

Antes mesmo do encontro de Guterres com Volodymyr Zelensky e Recep Tayyip Erdogan, Marcelo sublinha "a importância do papel do Secretário-Geral da Nações Unidas, demonstrando a essencialidade do multilateralismo das organizações internacionais e do contributo da ONU".

António Guterres chegou na quarta-feira a Lviv e deverá reunir-se com Zelensky e Erdogan no palácio de Potocki, no centro da cidade, depois de os dois chefes de Estado terem uma reunião bilateral no mesmo local.

O secretário-geral da ONU terá ainda à espera uma concentração em apoio dos prisioneiros de guerra ucranianos que se renderam às forças russas em Mariupol, no sul da Ucrânia.

Familiares desses presos de guerra vão pedir a Guterres e a Erdogan para que ajudem a garantir a sua segurança em cativeiro na Rússia ou em territórios controlados por Moscovo.

Leia Também: Ucrânia em alerta com possíveis ataques por visita de Guterres e Erdogan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório