Um bombeiro, que estava de folga, salvou um homem, com cerca de 50 anos, na Albufeira do Azibo, em Bragança.
Segundo revelaram os Bombeiros Voluntários Ermesinde, numa publicação divulgada no Facebook, o bombeiro Sérgio Caldas, que pertence àquela corporação, “encontrava-se de folga quando dois jovens deram o alerta para um corpo que estava na água sem se mexer”, no domingo.
O bombeiro rapidamente entrou na água e resgatou o homem para a margem.
“‘Ouvi o alerta e de imediato entrei na água, agarrei então no corpo e puxei. Já na margem e com ajuda dos nadadores-salvadores, retirámos o corpo e iniciámos suporte básico de vida, pois a vítima encontrava-se em paragem cardiorrespiratória, ao mesmo tempo que eram acionados os meios de socorro diferenciados’”, contou Sérgio Caldas, citado pela corporação.
Depois de “quatro ciclos” de manobras de reanimação, a vítima “começou a apresentar sinais de respiração” e foi “colocada em posição lateral de segurança até chegarem os meios”.
Ao local acabaria por chegar uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Bragança.
“O homem foi então deslocado para ambulância e avaliado pela equipa médica que o acompanhou ao hospital para ser devidamente observado”, explicam os Bombeiros de Ermesinde.
A corporação termina agradecendo a Sérgio Caldas. “Um Grande Obrigado ao nosso Bombeiro, que mesmo de folga, mostrou aquilo que somos”, lê-se.
Leia Também: Mulher agradece a polícias que a ajudaram após queda "bastante gravosa"