Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Infarmed anuncia rutura de antibiótico e aconselha gestão de stocks

Em causa está a solução injetável do medicamento contendo Sulfametoxazol + Trimetoprim.

Infarmed anuncia rutura de antibiótico e aconselha gestão de stocks
Notícias ao Minuto

10:39 - 18/08/22 por Notícias ao Minuto

País Infarmed

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde – Infarmed - recomendou que o medicamento contendo Sulfametoxazol + Trimetoprim (solução injetável, 400 mg/5 ml + 80 mg/5 ml) seja utilizado apenas nos casos em que não é possível a sua substituição pela via oral ou por outros medicamentos. Em causa, está uma rutura do antibiótico, que se deverá manter até 2023.

“Na sequência da rutura do medicamento contendo Sulfametoxazol + Trimetoprim, solução injetável, 400 mg/5 ml + 80 mg/5 ml, e por forma a racionalizar as embalagens existentes, recomenda-se que este medicamento apenas seja utilizado nos casos em que não seja possível a sua substituição pela via oral ou por outros antibióticos”, lê-se numa nota do Infarmed, divulgada na quarta-feira.

De acordo com a mesma nota, “prevê-se que esta rutura se mantenha até abril de 2023”, estando a ser desenvolvidos “esforços” no sentido de “antecipar esta data de reposição”.

“A empresa responsável pela comercialização deste medicamento – Teva Pharma - Produtos Farmacêuticos, Lda. – está a realizar uma distribuição controlada das embalagens disponíveis, privilegiando o fornecimento hospitalar nas situações críticas”, indica ainda a autoridade.

O Infarmed refere que para garantir o acesso do medicamento aos doentes “que não disponham de alternativas, é essencial que as entidades façam também uma gestão criteriosa dos stocks disponíveis”.

O Infarmed “encontra-se a averiguar, junto de outras empresas, o eventual interesse na comercialização deste medicamento, com o intuito de mitigar a situação de rutura”.

Sublinhe-se que este antibiótico é utilizado no tratamento de infeções do trato urinário, infeções de ouvido, bronquites ou diarreia do viajante.

Leia Também: Infarmed suspende e retira do mercado cosméticos da marca A Nova Saboaria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório