Imagens de satélite do Programa de Observação da Terra da União Europeia (Copernicus) mostram a coluna de fumo provocada pelo incêndio na Serra da Estrela que chegou à capital espanhola, Madrid.
Numa publicação feita no Twitter pela Direção-geral da Indústria de Defesa e Espaço (DG DEFIS), é descrito como no dia 15 de agosto o fogo perto da Covilhã ganhou intensidade, provocando uma coluna de fumo que 'voou' mais de 300 quilómetros, segundo mostram as imagens de satélite captadas no dia 16 de agosto.
Recorde-se que ontem, dia 16 de agosto, milhares de pessoas contactaram as autoridades de emergência por acharem que haveria um incêndio perto da capital espanhola. Estas 'suspeitas' deviam-se à coluna de fumo, e cheiro a queimado, que cobriu o céu de Madrid.
#ImageOfTheDay
— 🇪🇺 DG DEFIS #StrongerTogether (@defis_eu) August 17, 2022
On 15 August, the #wildfire that had started last week near Covilhã🇵🇹 regained intensity, emitting massive amounts of smoke️
⬇️As shown in this Copernicus🇪🇺️imagery, on 16 August, the smoke had reached #Madrid after travelling for more than ~300 km
#IRCovilhã pic.twitter.com/M5X3MT0lK3
A coluna de fumo era, no entanto, proveniente de solo português, do grande incêndio que tem engolido a Serra na Estrela na última semana.
Leia Também: Fogo na serra da Estrela 'leva' fumo e cheiro a queimado até Espanha