Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Marcelo Rebelo de Sousa (também) adia deslocação a Quelimane

Informação foi dada numa nota no site da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa (também) adia deslocação a Quelimane
Notícias ao Minuto

16:38 - 17/08/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Marcelo Rebelo de Sousa

"Na altura em que foi adiada a Cimeira entre Portugal e Moçambique, em Maputo, e o Presidente da República cancelou a deslocação prevista a uma Cimeira das Nações Unidas", Marcelo Rebelo de Sousa adianta que "foi ajustado entre os Presidentes Português e Moçambicano que a deslocação a Quelimane, prevista para este mês, seria adiada, também ela, para data a fixar, mas sempre posterior à Cimeira de Maputo."

A informação foi publicada através de uma nota no site da Presidência da República, onde se acrescenta: "Na sequência deste adiamento, o Presidente da República receberá em audiência já pedida, uma delegação da entidade promotora da iniciativa em Quelimane, já no próximo mês de setembro".

Em março, aquando da última oficial a Moçambique, o chefe de Estado português prometeu voltar em agosto, para a reabertura, após restauro, da catedral de Quelimane, capital provincial da Zambézia.

A V Cimeira Luso-Moçambicana, onde vai estar presente o primeiro-ministro português, António Costa, estava inicialmente agendada para 11 e 12 de julho, em Maputo, mas acabou por ser adiada para os primeiros dias de setembro.

A deslocação a Moçambique do Presidente da República será a quarta desde que tomou posse pela primeira, em 2016. O país foi também o destino da primeira visita de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa, em maio de 2016, circunscrita à capital e arredores, e onde regressou em janeiro de 2020, para a posse de Nyusi após a sua reeleição, ocasião em que, além de Maputo, foi à Beira.

Marcelo Rebelo de Sousa, que tem 73 anos, conheceu Moçambique entre os 19 e os 20, em temporadas de férias dos estudos na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, durante o mandato do seu pai, Baltazar Rebelo de Sousa, como governador-geral (1968-1970) da então província ultramarina, em plena guerra colonial.

A última visita que fez antes de ser Presidente da República foi em dezembro de 2015, quando era candidato presidencial, para participar no primeiro Fórum Social e Económico de Moçambique.

"Quaisquer que sejam as funções que assumirei no futuro, está presente em Moçambique um tratamento privilegiado, um carinho especial e um entendimento natural que passa por muita gente moçambicana, muita dela responsável, e pelo estreitamento de relações entre países, instituições, economias, culturas e universidades", declarou em entrevista à Lusa, na altura.

[Notícia atualizada às 17h23]

Leia Também: Costa vai visitar Moçambique no início de setembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório